quarta-feira, março 31, 2004

Quanto maior a subida maior a queda não se aplica quando se usa o material de segurança!

terça-feira, março 30, 2004

Sofrimento
Sofrer como Jesus sofreu tem menos a ver com o próprio sofrimento do que a maneira de enfrentá-lo. O Cristão não procura sofrimento (nem por sombras) mas antes procura Deus. É possível encontrar Deus no meio do sofrimento... e ainda bem porque se não... bem eu pelo menos nunca sairia da lá sem encontrar meu Salvador. Estou grato pelo sofrimento, não. Estou grato por ser salvo... e ainda mais por saber do que é que fui salvo.

segunda-feira, março 29, 2004

Aqui está o link referido no meu "comment" abaixo mas que não deu certo:

Dedicatória Mortal

Estou aborrecido com as vossas reuniões religiosas.
Já me fartei das vossas conferências e congressos.
Quero lá saber dos vossos projectos religiosos,
- das vossas pretensiosas frases publicitárias e dos presunçosos objectivos finais.
Os vossos esquemas de angriação de fundos metem-me nojo,
- vossas "relações públicas" e criação de "imagem."
Não consigo aturar a vossa música egocéntrica... pois, é só barulho.
Quando foi a ultima vez que me cantaram a MIM?
Sabem o que Eu quero?
Quero justiça... oceanos dela.
Quero sinceridade... rios dela.
É isso que quero, mais nada.

Fiquei chocado quando li isto.... em Amós 5:21-24. Soa-me tão actual. Quanto mais as coisas mudam, mais é que ficam na mesma. Quando é que vamos aprender?

A tradução é minha a partir da versão The Message (Peterson, 2002)

sexta-feira, março 26, 2004

Deus está comigo. Nada sentimental, nada emocional, sem grandes ilusões de ser mais que eu sou, afirmo esta realidade. Não sei explicar... e nem preciso. Eu sei o que eu sei. Se alguém quiser saber como eu sei... daí posso falar.

Obrigado à Priscila pela maneira que me fez lembrar disto... descansa bem no Príncipe de Paz amiga.

quinta-feira, março 25, 2004

Ok Jónatas, isto para ti:

Dada a experiência de hoje, faço uma afirmação... Não nos faltam líderes, mas sim liderança. Sabemos consumir, mas produzir... não sei... talvez tenhamos perdido algo do nosso primeiro amor.

Interrogo-me, onde é que eu enquanto líder não estou a seguir/servir como deve ser. (calma pessoal... é uma questão retórica)

Falta-me a inspiração, falta-me o tempo, falta-me escrever qq coisa, também falta-me estar-me preocupado por isto tudo! Afinal, este blog é para a minha própria reflexão... então vou aproveitar o tempo nos tranportes para reflectir um pouco melhor nas "coisas".

quarta-feira, março 24, 2004

É intrigante este mundo do blog. Os links são, como batatas fritas, aliciantes... basta clicar num e já queres mais. Até mais porque uns bloguistas são parvos consumados e bem merecem os meus comentários, não é... ?

Reconheço que tenho uma leitura bastante limitada, mas bolas, não há mais para falar? Ia "criar" uma ementa alegórica, mas não fica bem o Aborto aí. Claro que o prato do dia só podia ser o filme "A Paixão" com uma sobremesa de uma meditação sobre a religião da tua preferência com molho apologético. O café teria que ser do médio oriente com opções entre café arábico ou à maneira judaica. Decidi não fazer isto e fui ler outras coisas...

Estou grato pelo bom senso e perspicácia que se manifesta neste blog que é um pouco Fora do normal De facto é um assunto que pode marcar a diferênça no mundo... mas receio que vá dar em águas de bacalhau.

segunda-feira, março 22, 2004

Estive a pensar hoje... (quem diria?). Há uma verdade que existe no desporto de escalada que pratico... todos caem. A diferença para os que empregam a segurança (nomeadamente, a corda) é que não morrem quando caem. Existe um sistema de segurança para esta vida no que dependo. Há quem diga que é um sistema antiquado, que nos prenda... só sei que quando (e não "se") cair, não vou morrer e estou contente por "ser preso" desta maneira.

sexta-feira, março 19, 2004

Tive o prazer de acompanhar a minha filha mais nova durante uma horinha no infantário. Como o Dia do Pai se aproxima, nós os pais fomos convidados a passar um tempinho lá com as crianças. Como já disse, foi um prazer... para mim, para a Sara a para mais duas meninas cujos pais não vivem em casa, nem iam visitar a escola. São eles a perderem. Brincámos com legos, limos histórias (a mais engraçada era "O Gualter Ensina Palavras Inglêses"), pintàmos uns "quadros"... enfim... passou-se bem o tempo. Ainda bem que eu tenha mais tempo em casa com a filhinha. Pois as outras duas amigas ficaram "coladas" ao meu lado. Só espero que se possam sentir valorizadas por causa de um pouco de atenção e carinho. Beijinhos para elas.

quinta-feira, março 18, 2004

O sol brilha, está agradável a temperatura, vou almoçar com um bom amigo... isto tudo seria até melhor se não estivesse constipado... mas lá está... se estivesse tudo cem porcento... não precisava de fé, pois não?

quarta-feira, março 17, 2004

Apenas mais quatro... ou cinco...

Colegas meus morreram no Iraque esta semana.
Não eram militares... antes pelo contrário, trabalhavam num projecto de purificação de água.
Não há muita informação nas notícias... pois são apenas 4 ou 5 baixas num total que se vai amontoando diariamente.

Desconhece-se a identidade dos que realizaram este assalto mortífero... mas usaram armas automáticas e granadas foguetórias ("RPGs").

Deixo os comentários para os "intelectuais", mas apelo a Deus... Que haja paz...

Mais

terça-feira, março 16, 2004

Esta coisa de tecnonlogia. O PC foi abaixo durante o dia de ontem... aparentamente o driver do adsl decidiu ir às férias sem nos avisar e por isso o XP fez uma greve de solidaridade. Isto quer dizer que só agora é que posso pôr alguma coisa aqui.

Nota para o diário: Fiquei sem tempo para escrever ontem de manhã por causa de um encontro marcado com o tal amigo meu. Tivemos uma conversa muito encorajadora. A salientar-se é o seu interesse numa história em que um homem se aproxima a Jesus e diz: «se quiseres, podes me curar» e Jesus responde: «quero». A conversa continua.

Em outras notícias... Quero registar a satisfação que tive quando li o poste da Quezia sobre o seu encontro com a papoila Que eu saiba, só conheço a Papoila atravéz do seu blog, portanto só posso dizer que é gratificante ver a Quezia a viver o que se diz numa carta circular: «façam tudo que for possível da vossa parte para viverem em paz com toda gente.». Embora tenha sido o seu marido o alvo de umas quantas "setas" aguçadas da Papoila, a Quezia agiu conforme o que está escrito mas adiante na mesma carta.

Quezia, muito obrigado pelo exemplo.

referências:
romanos 12:18 e 13:8

domingo, março 14, 2004

Foi muito bom passar tempo em "real time" com os Paletós, o Voz,o McMenu, o Mukankala, um Animal (aliás dois), o jojobach, e a ninokas, só para mencionar uns. Gostei das conversas e do convívio ao vivo no nosso ambiente de H2O de Madeiros. Abraços para todos!

sexta-feira, março 12, 2004

Tanta coisa...
Hoje há tanta coisa para comentar, mas fiz um grande poste ontem...

Limito-me a uma pequena reacção ao filme A Paixão que vi ontem. Foi uma experiência... de que tipo ainda não sei dizer.

Quero mas é evitar uma reacção emocional... pois isto seria apenas o efeito de um filme "hollywood". Há 30 anos que conheço Jesus como meu amigo e como o guia da minha vida e não preciso de um filme para tornar a relação mais real. De facto um medo que tinha era "ouvir" e "ver" as vozes e as caras dos actores durante as minhas leituras bíblicas tal como me aconteceu como a trilogia do Senhor dos Aneis. Mas de facto, surpreendi-me com a minha própria objectividade (se se pode chamar assim). Claro que o filme é marcante para qualquer um e ainda mais por se tratar de uma história verídica, mas a fim ao cabo, é só um filme... melhor é já ter conhecido o protagonista pessoalmente, aí é que me deixo emocionar.

quinta-feira, março 11, 2004

Manifesto assim solidaridade, tristeza, e choque pelos atentados "bárbaros" em Madrid

Mais perto quero estar tem um novo significado...

Sábado passado fui ao parque com as nossas duas filhas. Resolveram andar no carrossel. A mais nova, sabiamente, pôs se ao pé do eixo. A mais velha ficou de fora para mandar rodar o engenho. Quando o ela já dava voltas à uma boa velocidade, deu um salto e sentou-se no carrossel. Foi então que a sua mana decidiu experimentar os assentos e começõu a afastar-se do eixo. Logo à partida ela começou a ter problemas com o seu equilíbrio. Para além d'alguma sensação de tonturas, quanto mais longe do centro mais força ela tinha que exercer para se manter em pé. Também, quanto mais longe do centro mais tontura... que é um dos objectivos desta brincadeira, não é? Mas ela ficou indecisa. Segurança ou prazer? Do meu ponto de vista, enquanto pai, ela estava segura e limitei-me a observar a sua experiência. Ela vacilou entre as duas posições: 1 - para fora... (mais emoção!!!) e 2 - no centro agarrada ao eixo (mais seguro, mas ainda divertido). Cada vez que saía do centro ficava quase descontrolada e só com grande esforço voltava para o centro.

Ela não chegou a assumir uma posição permanente... pois tinha acabado de comer um "Happy Meal" (iac ;p) e eu mandei parar o jogo antes das duas ficarem enjoadas ou pior! Foram logo para os baloiços contentes e fiquei eu com esta meditação.

Não acho que seja uma aplicação forçada dizer que quanto mais perto de Cristo eu fico, mais fácil é conhecê-lo. DAH! Não tenho que lutar para manter o equilíbrio, não estou distraído pela tontura... mas aí é que está. Por vezes a aventura da tontura é aliciante. E é assim a vida. É assim o livre arbítrio.

terça-feira, março 09, 2004

Achei muito encorajadora uma frase que li hoje. Encontra-se no final de versículo 8 do sexto capítulo do segundo livro escrito por Lucas...

Será que os referidos indivíduos enfrentaram problemas quando se converteram? Eu pensava que EU tinha problemas... agora vejo os de outro ponto de vista!

Anda por aí uma discussão "séria" sobre o aborto. À primeira, senti-me tentado entrar no debate. Não vou. Já se despoletou e agora fica sem efeito.

Entretanto, a minha observação é que nunca houve debate. As pessoas entraram com as opiniões fixas e daí precipitou-se a troca de insultos. Acho triste. Porém, acho piada no facto de uma (suponho que seja uma) bloguista "da esquerda" (palavras suas) que proclama as suas soluções (não solicitadas) para os nossos (ler: "meus"?) problemas queixar-se da falta da possibilidade de comentar em certos sites de bloguistas "da direita" e depois anda a apagar os comentários no seu próprio site que não lhe agrada! Censura da parte da esquerda!!??

E AINDA! Os que comentaram (e que foram apagados) agora fazem linques nos seus postes para o tal blog! Ela fica sempre a ganhar! Espertalhona!

É um mundo triste em que vivemos... ainda bem que não sou pessimista!

segunda-feira, março 08, 2004

Nota pessoal... (quer dizer, se estás a ler isto e não és o Scott, não vai fazer muito sentido)
Hoje fui escalar com um bom amigo. Consegui manter o equiíbrio e agora vamos fazer umas leituras bíblicas e discutir as nossas dúvidas às segundas.

É bom seguir o exemplo dos Israelitas depois de atravessarem o rio Jordão... amontoaram pedras para fazer lembrar o evento de geração em geração. O sítio chamava-se Gilgal. Lembrar-me do que já fez o Senhor é uma maneira de O louvar, mas o louvor também consiste em manter a consciência de fazer as coisas que o Senhor ainda está a pôr à minha frente. Que possa viver isto esta semana.

domingo, março 07, 2004

Domingo, o chamado "dia do Senhor"... como se Ele não tivesse nada a ver com os outros dias da semana. Por um lado acho bem guardar um dia especial para descansar nEle, mas por outro... muitas vezes é o único dia em que lhe damos atenção...

sexta-feira, março 05, 2004



há dias em que mal consigo manter o equilíbrio.

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. - Provérbios 1:7

Seguindo o bom exemplo deste bloguista não acrescento nada...

Só espero poder aplicar hoje.

quinta-feira, março 04, 2004

Ser perseguido... das duas ou uma: Ou as pessoas não gostam do que estou a dizer ou tenho algo que querem.

O ódio relacionado com a perseguição é uma paixão intensa... talvez seja por isso que meus preconceitos me sabem tão bem... tal como qualquer outro vício que acaba por me fazer mal...

quarta-feira, março 03, 2004

Jesus* disse a um grupo de ouvintes que era bom procurar fazer o que está certo porque estas pessoas seriam mais que satisfeitas.

De facto a imagem empregue é da fome e da sede. A analogia é interessante porque sabemos bem lidar com estes "problemas"... comer e beber. Implicita é a ideia de termos mais do que o suficiente para satisfazer a nossa fome e sede. Mais tarde Jesus disse a uma mulher que Ele próprio era a àgua viva... e aos seus amigos mais chegados que era o pão da vida. Isto tudo faz-me pensar...

Procuramos paz no médio oriente através de negociação. Procuramos dar de comer aos esfomeados através de concertos. Procuramos curar as doenças horríveis através da ciência. Procuramos desculpar as nossas falhas humanas através de bodes expiatorios. As coisas continuam na mesma... Será que estamos à procura das coisas erradas?

*Acho que é razoável partir do princípio de que Jesus viveu... e daí é provável que tenha dito qualquer coisa assim... O record histórico, em geral, não está em causa, mas sim a veracidade do que Jesus (e mais tarde os que o seguiam) dizia em relação a si próprio. Portanto faço esta referência ao "autor".


Fui desmascarado pelo amigo da maneira mais amigável.

terça-feira, março 02, 2004

É estranho como as pessoas se queixam quando não tenho uma opinião... pois isto "implica que não dou importância às coisas"... talvez seja a verdade. Mas então porque é que se queixam quando (finalmente) expresso uma opinião mesmo que seja acerca de uma coisa mundana?

Quero dizer, realmente devia pensar mais profundamente nas coisas que não têm nada a ver com o meu dia a dia e a prática da minha fé e não devia meditar sequer nas coisas que me inspiram pensamento?

Se isto é ser intelectual, fico ignorante.

segunda-feira, março 01, 2004

Achei muito boa a edição da 28-02-04 dos Animais. Senhor Feijão... és o maior... sempre que preciso de uma definição, já sei para onde me virar! James White... que fraude! Jimmy Block... já não preciso de matar as saudades... Paulo... dizer que a imagem foi incorparada como o fundo do ambiente de trabalho seria mentira, mas foi uma tentação! a todos... obrigado!

Para o quê todo o debate sobre o filme de Mel Gibson? Que eu percebi, os dois pontos em caso são em relação à violência e anti-semitismo... duas coisas que existiam até antes da história que se relata no filme.

A violência. Não é por isso que se chama "paixão"? Queixava-se antes dos filmes em que a morte por crucifixão é vista como uma morte suave e rápida. Como nem assiti ao filme nem a uma crucifixão, tenho que deixar o assunto por aí.

Anti-semitismo. Se o filme vai exacerbar este sentimento social que tem muito mais que 2000 anos... não sei. Só posso concordar com o Qoheleth
que, no fundo, não foram os judeus nem os romanos que mataram Jesus. Fui eu e a minha desobediência a Deus... os judeus que seguiam Cristo reconheceram isto e até fazem-nos lembrar que era a vontade de Deus que o Messías morresse assim. (Actos 4:28). Predestinação??? Não vou por aí. Só quero dizer, que deitar as culpas numa sociedade ou outra é como dizer Adão tem culpa pelo que eu faço na minha vida.

Ora bolas. Talvez seja melhor não pôr isto no espaço público. Estou a escrever demais.

Fica registo... este blog é meu.

Se gostas de o ler, tudo bem. Se não, estou nas tintas. Mesmo assim, ou por estupidez ou por gentileza, podes sempre te queixar ou comentar... vê lá nos links.

OK, chega este debate interno...