segunda-feira, maio 31, 2004

Do Silêncio...

O resultado do fim de semana em semi-silêncio (tenho as duas meninas e a mãe temporariamente não está) é que posso dizer que gostei. Teresa de Calcuta, numa entrevista, respondeu à pergunta: «O que fazes não oração?» assim: «Escuto». O entrevistor, à procura de mais precisão, persistiu: «E como responde Deus?»... «Ele escuta também.»

É desnecessário elaborar muito mais. Basta dizer que foi muito bom estar na Sua presença (e continua a ser) sem agenda, nem "lista de compras", nem calendário... só a ouvir. Não recebi "mensagem" alguma a não ser «Estou aqui e escuto.» e isto chega.

sexta-feira, maio 28, 2004

Um voto pelo silêncio

Hoje, vou seguir a ideia que se apresenta aqui. Passarei assim o fim de semana.

Entretanto, a gente que quer uma coisa mais leve, pode se divertir aqui!

quinta-feira, maio 27, 2004

2 legal ways to get high



A via toma o seu nome daquela tortura líquida matinal por ter uma secção que é muito, mas muito parecido com a superfice da bebida acabada de misturar. Mas não é tão má a via como é a bebida. Estou mas é agora à procura de uma que se chamasse "Cevada." Seria assim: rocha preta com bom aspecto e aliciante, mas não dava muita pica escalar porque não tem o que interesse.

Agora estou na dúvida se devia postar isto. Para quem venha à procura de uma boa leitura fácil a perceber peço desculpas. É que estou a lidar com os meus dois vícios: Escalada e café!

quarta-feira, maio 26, 2004

O Novo Matrix? (oh, não... outra vez?)

Com a inspiração do Silas, mexi com o html do blogue mais uma vez. Não sei se fica bem ou não, mas estou contente por não ter perdido tudo. Pelo menos, esta actividade serve para uma analogia da vida. Experimento várias coisas na vida para ver se uma delas dá e quando estiver cansado ou aborrecido com o novo estilo, procuro outra mudança... chama-se a cultura do consumidor e parte do princípio de que "estou em controle". Daí a grande mentira do inimigo. O eterno não é uma moda nem se sujeita ao meu controle. Antes pelo contrário, posso mas é me sujeitar a Ele... ou não... Mas há uma virtude. Não sou apenas um programa de html. Posso interagir com o criador (e não "programador") e... bem é melhor parar por aqui. Senão, vou começar a escrever qualquer coisa parecida com "O Matrix existe..."

terça-feira, maio 25, 2004

Onde Está o Bebééééé?

Este fim de semana estive a ver o DVD "Idade de Gelo" com as nossas meninas. Gostam muito da cena em que o bebé está a chorar e o mamuta, o preguiça, e o tigre estão a tentar animá-lo. Desataram-se a rir quando o tigre experimentou o clássico "onde está o bebé?" (tapando os olhos com as patas)... É claro que o miudo assustou-se com o rosto do tigre repentinamente revelado, mas as minhas meninas partiram-se a rir. Em subsequência, eu dei uma grande gargalhada. Ainda hoje estão a falar desta brincadeira e andam às risadas. Faz-me bem ouvir esse som. Faz-me querer ser o melhor pai de sempre.

segunda-feira, maio 24, 2004

O que está na minha mente e no meu coração é a natureza da igreja. Não tenho uma agenda particular nesta área... é só que passei a semana passada com várias pessoas da minha fé, mas nunca cheguei a ir a um prédio construido com o propósito de reunir pessoas durante umas duas horas ao domingo. Chamem-me o mau da fita se quiserem mas, fazendo as contas, passei mais tempo com pessoas que não partilham as minhas crenças do que com a gente que, sim, trata Jesus por "Senhor e Salvador." A ideia habitual de dar a conhecer Deus é trazer as pessoas à reunião das pessoas "crentes" para poderem ouvir a "boa nova". Eu estou a tentar levar a igreja até ao pé das pessoas e SER/VIVER as boas notícias para elas. O "momento de louvor" ao domingo assusta-me. Quer dizer, só posso louvar a Deus naquele momento? Não será possível viver cada instante, cada respiro, todo momento em louvor?

Fica por aqui o desabafo.

sexta-feira, maio 21, 2004

Um poste arriscado
Vou me arriscar hoje e escrever uma coisa que pode parecer ser semi-intelectual. Hesito muito em fazê-lo, mas a ideia não me deixa em paz.

Nos últimos tempos tenho ouvido muita referência em relação ao livro "Admirável Mundo Novo" de Aldus Huxley. Retrata-se um mundo em que os males sociais são "curados" através da intervenção cirúrgica e drogas psicosomaticas. A ênfase da vida é no prazer e entretenimento. O leme do governo é "Bondade e Tolerância". Será que estamos a viver neste mundo?

quinta-feira, maio 20, 2004

Numa conversa com uma amiga no mundo real...
«Ó Scott, tu escreves coisas simples sabes... coisas da vida normal. Não és como os outros amigos intelectuais...» eh eh eh! Obrigado (acho eu). Embora a intelectualização das coisas mundanas tenha o seu lugar, não é neste blog! Prefiro aplicabilidade do transcendental. Mas cuidado, isto não tem nada a ver com I. Kant... afinal não sou intelectual.

quarta-feira, maio 19, 2004

Começo com um pedido de desculpas...

Ontem por motivo de virus (lê-se «uma virose», e não um problema informático) não vim ao blog... nem tinha energia nem interesse nisto. Hoje estou melhor.

Bastou-me ver os blogs do costume para perceber que eu não fiz falta. É interessante ler em vários blogs o tema de evangelização. Críticas, sugestões, louvores etc. Para mim, tentar SER sal e luz dá o trabalho suficiente para o dia. Mãos à obra!

segunda-feira, maio 17, 2004

Ontem discutimos a história da viúva e as leptas... a sua oferta foi extravangant porque deu tudo que tinha. Não foi a quantidade, mas sim a atitude e a própria entrega que transformou os pequenos moedas em tesouro... tal como os peixinhos e pãezinhos se tornaram em banquete. Em dar tudo, a viúva colocou-se nas mãos de Deus.

Estou, por vezes mais preocupado com os limites do material do que com as "impossibilidades" que Deus faz possível. Sou o homem rico não porque tenha muito e dê pouco mas antes, porque não me entrego a Ele.

sexta-feira, maio 14, 2004

Toda verdade pertence a Deus.
No segundo século, Justino fez esta afirmação face à preocupação de certos ensinos. Hoje em dia, há muita gente a afirmar que possui a verdade. Será que aquelas pessoas têm o "copyright?" Direitos do autor certamente não têm.

Por mim, só posso dizer que conheço a verdade... e já sabem o resto.

quinta-feira, maio 13, 2004

Supercallusedfragilmistichexedbyhalitosis



What Famous Leader Are You?
personality tests by similarminds.com

Nunca teria adivinhado que eu fosse um místico do oriente. Gosto de usar sapatos (pois tenho pés sensíveis), Gosto de um bom bife (se bem que não posso comer muito devido ao colesterol), e gosto muito de Cristo (aliás, coloco a minha vida nas Suas mãos). Porém, os testes não mentem pois não?

quarta-feira, maio 12, 2004

Dores de Simpatia
Este noite dormi bué de mal e houve bom motivo por isso. É que a nossa filha mais nova teve uma crise respiratória por volta das 22 horas e mesmo depois do tratamento que fizemos, ainda estava com falta do ar. Como não adiantava nada ir ao hospital (já tínhamos dado o medicamento que lhe davam mesmo que fôssemos) decidi dormir no quarto dela... Queria tanto que ela tivesse menos dificuldades, mas sempre que isto se realizasse, eu ficava com medo por não poder ouvir a sua respiração! Acho que dormi um total de uma hora em períodos de cinco minutos.

Agora estou a perceber muito bem a vontade do meu amigo quando diz:

Estava-me mesmo a apetecer derrubar qualquer coisa.


Pois Deus sabia que eu precisava de ter mais simpatia com o jovem recentamente tornado em pai.

terça-feira, maio 11, 2004

Coisas Assombrosas

As coisas mais assombrosas na vida estão dentro de mim. Se alguém me perguntasse "Tens um segredo pessoal que não queres que ninguém saiba?" Eu teria uma resposta de imediato mas é claro que não a vocalizava! Pouças! Pensar que alguém soubesse das coisas mais feias da minha vida é realmente assombroso!

O problema com estes segredos é que eu "projecto" a minha vergonha nas pessoas que manifestam (nem que seja muito pouco) o meu "pecado secreto". Até por vezes "ministro" o castigo que julgo que eu mereça. Porém existem duas possibilidades justas. A primeira é que posso ir ter com a pessoa (em que vejo este tal pecado)com uma atitude de amor (agape) e confronto ela com a situação (juntamente com a minha culpa nesta área). A segunda é que, no acto de administrar tal graça, posso experimentá-la. Assim posso honrar a Deus... assim posso viver. Se NÃO fizer assim, torno-me a fazer parte da sombra.

segunda-feira, maio 10, 2004

Já recuperei os comentários. Podem mandar boca etc. à vontade! Não recomendo o sistema do blogger. Pois tens de fazer o login e depois navegar através de umas qunatas páginas. Gosto muito mais do "plugin" «Comment This»

Hoje a minha querida celebra 40 anos! Parabéns Sandra! Para celebrar, mudei do "design"... o problema é que perdi os comentários antigos, mas espero que isto seja agradável e mais fácil usar!

sexta-feira, maio 07, 2004

Esta noite sonhei que eu era careca. Não é o mau de todos, especialmente em comparação com outros sonhos (6 de Maio 2004). Decidi então (no sonho, claro) rapar o que me restava do cableo. Pois os tufos aleatoriamente espalhados pelo "escalpo" não me ficaram bem. O resultado, também era pouco agradável... Se isto se realizar, começarei a usar chapeus.

quinta-feira, maio 06, 2004

Hoje não consegui manter uma atitude de compaixão e misericôrdia. Estava a pôr umas coisas no carro (aliás a carrinha que tem uma porta que deslisa para trás) quando fui abordado por uma mendiga (cigana pela roupa etc., mas isso pouco interesse) que, com voz trémula, mostrou-me uma daquelas fotos de um pobre que precisa de não sei o quê... pois nunca cheguei a saber tanto pelo mau estado da cartolina como pela maneira brusca que ela a retirou para começar de novo a pedir esmolas. Fiquei "entalado" entre a burla óbvia e a pobreza até masi óbvia. Dei umas moedas e ela desviou a sua atenção para a minha esposa que já estava no carro. Meio entrando pela porta aberta, começou a cantar a sua miséria de novo. A minha querida recusou-se de dar mais dinheiro (pois é o nosso hábito oferecer comida, mas não tínhamos nada connosco) e antes ofereceu orar pelo miúdo da foto. A mendiga, ainda inclinada para dentro do carro, fez uma pausa para respirar e a minha esposa aproveitou para dirigir umas palavras para Deus. Se a senhora mendiga ouviu, não sei. Mal acabasse o som do "amem" e ela já começava a sua cantarola... Comecei a fechar a porta (sim, ela ainda estava com a metade inferior pendurada por fora) dizendo umas quantas vezes: «com licença, minha senhora!». Finalmente ela relentou e seguimos todos ao nosso caminho.

Ainda não sei digirir isto tudo.

quarta-feira, maio 05, 2004

Com conterrâneos assim, não admira nada que os terroristas queiram matar os americanos. Segundo os artigos, os soldados estão ainda no Iraque à espera do julgamento militar. Se eu fosse o juíz eu entregava-os aos iraquianos... ainda bem, então, que não seja a minha responsabilidade. A vingança é do Senhor.

terça-feira, maio 04, 2004

Fui abordado duas vezes hoje com perguntas às quais tive ao mesmo tempo uma resposta fácil e uma certa dificuldade em proferí-la. Sempre que a minha opinião tem a possibilidade de influenciar a vida de outras pessoas, tenho um certo receio em dizer exactamente o que eu penso. Quem me conhece bem, sabe que uma frase característica é: «...mas está contigo.» Não tive este "escape" hoje. E mais, não podia moderar a resposta através de "isto é apenas a minha opinião". Tive que dizer o que eu acreditava ser a verdade e deixar as coisas assim. Esta cena de "responsabilidade" as vezes custa.

O que me salvou a situação foi ter meditado previamente nos dois assuntos. Foi desnecessário justificar o que eu disse... e ainda bem porque não houve oportunidade. Creio que fiz bem, mas só vou saber daquí a uns meses. Entretanto, posso sempre orar.

Felicidades ao casal Voz e menos política! Parabéns e força! A Maria apresenta-se aqui

segunda-feira, maio 03, 2004

à hora em ponto ou à hora certa?
A diferença entre "Kronos"e "Xairos" é por vezes irritante para nós que não sabemos distinguir entre eles.

domingo, maio 02, 2004

Masquefimdesemanacorridodeoitoaoitenta

Mais um fim de semana no húmido e frio AB em Pataias. Mas não é disto que quero escrever. Mesmo fora da casa e sem acesso à "net" ainda estava com o bicho de escrever. Quer dizer, esta experiência do blog está a resultar e estou contente por isso. Claro que não resolvi muitos problemas ao nível mundial, mas é progresso.

Dois pensamentos soltos que me ocorreram:

quinta... fui treinar como não haveria hipótese no fim de semana e encontrei um conhecido que não vejo desde um acidente em que ele deslocou o cotovelo (ouch!). Quando o tal aconteceu fui eu o primeiro a chegar para lhe socorrer. Desde então, existe uma certa ligação. Faz-me pensar que por vezes é importante no mundo cristão sermos os primeiros. De facto não fiz muito mais do que ajudá-lo a estar quieto até que chegassem os socorristas, mas ele ficou grato. Do meu ponto de vista, fiz a coisa mais óbvia e natural.

sexta... Acordei uma hora antes de abrir o serviço de pequeno almoço, mas como tinha comigo a máquina de café (pois é sou mesmo um viciado, mas não tinha aquela caneca grande) liguei-a e fui tomar o banho. Estava a chover, mas tinha parado quando acabei o banho. Com a chavena de café a deitar vapors sobre a mãos que a envolviam, saí da casa denominada "girassol" com o sol já a espreitar pelas nuvens desvanecentes e sentei-me ao abrigo do telhado do páteo. Foi então que me lembrei de uma publicidade que vi há bué em que um homem sai da sua casa no campo ainda de roupão, segurando uma tigela de cereais para ver o nascer do sol. Lembro-me bem de ter duas ideias 1) Como é que o gajo consegue levantar-se àquela hora? e 2) Seria fixe se eu conseguisse um dia fazer isso.

Bem, sexta passada vivi o tal anúncio... e foi muito melhor por ser eu (e não um actor qualquer com um fundo digitalizado) e porque não tinha nada para vender. Também ajudou que tinha saido já vestido pois estava demasiado frio para um mero roupão!Mesmo assim, era um momento lindo com Aquele que criou o próprio momento. Obrigado, Pai.