sábado, julho 31, 2004

Mais uma...

Conseguimos sobreviver mais uma semana com 41 crianças dos "bairros" de LX...

O comentário da semana:

"Onde vocês esconderam os terroristas?" Isto de um líder depois de verificar que os campistas estavam a jogar futebol sem choques nem asneiras (coisa pouco comum entre crianças com mais "vantagens"!)

A curiosidade da semana:

Verificaram-se mais dificuldades interpessoais no meio dos líderes do que os campistas dando crédito ao ditado: Quando menos esperares... espera!

Neste caso, o inimigo foi ganhando, mas o que se senta no seu trono nos céus e que domina tudo deu volta à situação e a semana acabou por glorificá-lo e as crianças experimentaram um bocado do Seu reino.

Uma "vitória":

A "N", depois de muitos anos connosco tomou uma decisão eterna... ela agora trata Jesus como salvador e o "boss" da sua vida. Parabéns a ela por manifestar uma tamanha coragem. Agora, alguém conhece uma igreja na área de Chelas que tenha as condições para lhe acolher e discipulá-la?

Uma derrota:

Os campistas ganharam o jogo contra os líderes. Maracaram um golo de empate que o árbitro deixou passar embora fosse um empurrão da canela devido a desvantagem manifesta que tinham. Ganharam na lotaria de grandes penalidades 3-2. O guarda-redes comentou: "isso foi um frango... peço desculpas."

quinta-feira, julho 22, 2004

Mas que semana

Está-se a chegar ao fim uma semana bem puxada. 33 crianças dos bairros mais carenciados de Lisboa e dez líderes. Devido a oito desistências (mariquinhas!!!) ficamos com quase a metade dos líderes que pretendíamos. Mesmo assim, Deus é bom e compensa por tudo... escrevo mais... mas mais tarde. Tiago, se estás a ler isto... Os líderes ganharam mesmo com todos os miudos no campo... mantem-se assim a tradição!

quinta-feira, julho 15, 2004

Cansaço...

O gato da nossa amiga teve um ataque cardíaco (a sério!!! Talvez conte a história mais tarde) e passou a noite no hospital veterinário. Como eram já duas de manhã e ela não tem carro, tive que ajudá-la nos transportes. Depois, levantei-me cedo e segui à vida. Durante o treino habitual, fiz uma pausa para estudar melhor um problema (é assim que se chama uma subida na modalidade de Bloco) fechei os olhos para tentar imaginar os movimentos possíveis e... adormeci. Estava mesmo a sonhar com a escalada! Não foi muito, mas de facto saquei a via... no sonho. Não sei se isto tem significado para além do óbvio (preciso de me deitar mais cedo), mas acho piada!

banalidades

Outra vez o blogger está-me a falhar... tentei escrever ontem e isto não ficou no blogue embora tenha-se indicado que sim.

Hoje pintei o quarto das meninas. De que cor? Bem, as mãos têm pontinhas cor de rosa e lilás escura. Se certo dia a cena do emprego actual não der, será que achei outra vocação?

terça-feira, julho 13, 2004

Amizades 2...

Relativamente ao poste de ontem:

1 Coríntios 13:7 O amor suporta tudo, acredita sempre, espera sempre e sofre com paciência.

Estou disposto a suportar, acreditar, esperar e até sofrer se isto der glória ao Senhor. Não me contento com "se um só vier a conhecer o Senhor... quero todos no Seu reino... resta me saber quando... pois, ainda custa esperar assim.

segunda-feira, julho 12, 2004

Amizade...

Hoje passei o dia com o A, o C, o J e o R... foi óptimo. Como eu sei para onde vou quando morrer, só posso dizer que será uma pena se não estiverem lá no céu, mas isso depende bastante deles. Amizades com os que não conhecem Deus como o Senhor custam, mas vale a pena ser-se amigo.

sexta-feira, julho 09, 2004

Tradição e Convenção

Existe uma tradição ou até convenção (mesmo sendo polémica) em relação a esta via que se deve colocar a primeira protecção a partir do chão usando um pau que está convenientemente colocado ao pé do início. O motivo é claro: subir em segurança. O problema aqui é que é uma segurança falsa. É obrigatório parar, tirar a segurança e colocá-la correctamente na mesma... gastando mais energia e esforço. Não é o ideal subir até aí, mas é seguro. Porém, se não corregires o problema antes de passar àquele ponto, a própria corda pode abrir o fecho e cais pelo chão. Porque é que fazemos isso? Pela segurança? Não. Pela tradição ou convenção? Sim. Os meus colegas não me deixaram subir (mesmo que tenha feito anteriormente) sem a corda posta desta forma.

Agora... quantas tradições é que temos na igreja que nos impedem de avançar. Quants vezes dissemos "precisamos disto" ou "é mesmo necessário aquilo" e gastamos dinheiro e tempo a ralizar isto só para descobrir depois que Deus queria outra coisa. Ou pior, ficamos como fariseus cegos... presos pela nossa tradição sem sequer nos aperceber disto. Quantas pessoas é que temos afastadas do reino por colocarmos este fardo de tradição que já não faz sentido? E até... quantas pessoas espalharam-se pelo chão por andar numa segurança falsa baseada em tradição e não na Rocha Viva que é Jesus?

Estou a ser pouco específico porque quero provocar introspecção e não quero voltar a ler isto e sentir-me estúpido por ter criticado desnecessariamente. Mesmo assim, tenho a sensação de que estamos a perder o caminho (pode ser com duplo sentido) porque o nosso foco não está nEle mas na manutençaõ de um sistema caduco. Vou continuar esta reflexão. Convido interacção.

quinta-feira, julho 08, 2004

Estar nas tintas combinado com uma ligeira sensação de culpa não faz bem ao trabalho. O que se faz por gosto não prosegue assim. O que se faz por sentimento de culpa não se faz bem. Mas pelo menos estou nas tintas... daqui a pouco vou estar com trabalho que dá água pelas barbas. Talvez vá deixar a barba crescer outra vez. Sei lá.

terça-feira, julho 06, 2004

O mundo não chega

Pois é... admito, fui ao centro "IKEA". Os Seucos têm boa publicidade: "Não transportamos ar!" e "...não pagamos pessoal para montar os móveis... poupa assim o cliente."

Acho que percorremos cinco kilómetros antes de conseguir tudo (bem, não conseguimos TUDO, mas deixa lá, fica para a semana). Depois fui pedir emprestado o MEU berbequim ao vizinho (outra história, mas de facto ele foi muito simpático). Logo em casa montei as mesas que são desdobráveis e montam-se na parede... Estava lá dentro das embalagens tudo menos os parafusos e buchas para montá-las na parede. Buchas eu tenho, mas parafusos dessa medida... mais uma saída para uma loja de bricolagem... amanhã. O mundo não nos oferece nada, pois não? Talvez o 007 tem razão e amanhã não chega.

segunda-feira, julho 05, 2004

O valor do Euro...

Vi o último jogo com amigos portugueses. Tenho duas coisas para dizer:

1) Ironia: No dia 4 de Julho, os estados unidos celebraram o dia de independência...

2) Sarcasmo: No dia 4 de Julho o Euro valeu 1.23060 Dollars.