sexta-feira, outubro 29, 2004

Celebrações pagãs e bioética

Este fim de semana nos EUA vai se realizar uma "celebração" semelhante ao carnaval em Portugal. Os meninos vestem-se de várias fantasias etc... só que a comunidade evangélica não gosta por ser uma celebração do mal e por ter origens pagãs. A mesma discussão faz-se aqui entre evangélicos e alguns fazem boicot ao carnaval. Fica tudo muito emocional e as pessoas se zangam com os próprios irmãos na fé.

Não sei quem tem razão, mas receio que haja a mesma dificuldade com o seminário que estou a dirigir num retiro de estudantes evangélicos. O tema? Bioética. Nestes assuntos um palestrante só pode ser heroi ou herege. Por isso limito-me a apresentar estudos de caso. Só espero que os participantes queiram mesmo deixar o Senhor guiar as discussões. A este nível serei bastante intolerante de falta de respeito do outro ponto de vista.

quinta-feira, outubro 28, 2004

Voto mundial

Recebi de um amigo um linque para este site que pretende apurar a opinião internacional relativamente às eleções americanas (dia 3 de Nov.). Já tendo votado por correio, a curiosidade levou-me a ver os sites de campanha dos candidatos (que se encontram no rodapé do site. Os dois linques do Kerry são informativos. Os dois do Bush... o da campanha não me deixa entrar (não tenho os "credenciais apropriadas"). O outro, o site da casa branca abre sem problema, mas quando fui ver o texto de uma palestra que G.W. deu, deparo com:

Please note: many files associated with the previous
administration
have been removed from this server...

Das duas ou uma: ou o presidente actual já se considera a administração antiga (e o webmaster é profeta) ou a campanha de Kerry já comprou os serviços do CIA e vai ganhar... e estão apenas a adiantar uns trabalhos. Qualquer que seja a resposta, acho que estamos tramados. Pelo menos isto reflecte a opinião mundial, segundo os resultados até a data da tal sondagem.

quarta-feira, outubro 27, 2004

iac...

Andar agripado não é conveniente. Quando a cabeça deixar de andar à roda (figurativamente) e a febre baixar, voltarei.

segunda-feira, outubro 25, 2004

A chuva e a verdade

Hoje, chove... há quinze minutos o locutor na rádio disse que não ia. Eu fui ao site de "yahoo weather" onde se consegue ver uma grande quantidade de nuvens pousadas sobre Portugal. Têm o aspecto ameaçador, pois são roxas (ao estilo de um mapa digital). Como não ia chover? A onde é que foi buscar a sua informação? O homemzinho enfiado no estúdio sem janelas não conseguia ver a verdade que nós cá fora estamos a experimentar. Sim senhora, hoje chove...

Está na moda dizer "tu tens a tua verdade e eu tenho a minha." Talvez até sirva a "verdade" do homenzinho enquanto estiver dentro da sua cabine de som, pois não está a sofrer por causa da sua versão errada da "verdade." Nós cá fora porém... sabemos que é importante saber o que é a Verdade.

Aproveitando a boleia do voz, acho que é assim ser evangélico em Portugal. Melhor isto que viver entre os fariseus mal informados que se julgam correctos em tudo. (digo eu que sou americano)

sexta-feira, outubro 22, 2004

Ah ah ah

Acabei de receber a notícia...

A tal competição foi adiada por motivos logísticos...

Será que a falta de inscrições se considera um problema logístico?

Não vou, não

Amanhã vai se realizar uma competição de escalada em que seria possível ganhar algum dinheiro... ha tantos prémios! Mas para manifestar solidaridade com os membros da nossa selecção que foi à taça mudial pagando inscrição, deslocação, comida e dormida dos seus próprios bolsos porque o organizador da competiçaõ amanhã não os apoiou Mesmo assim acabaram por dar o melhor resultado de sempre para Portugal! Mais um exemplo de um grupo que tem dinheiro estatal mas não o usa bem.

Quem quiser ganhar dinheiro fácil, vai... pois os bons e os chromos (eu não sou nem um nem o outro) não vão!

Força FPME!

quinta-feira, outubro 21, 2004

Não me lembro se já falei

do assunto de criticar a Igreja (e a preguice me impede de pesquisar os arquivos). Criticar a noiva de Cristo é uma actividade perigosa e é possível que seja pecado. Falar mal dela decididamente ignora o seu valor para o Senhor.

Criticar o que ela está a fazer (ou não está a fazer)... aí podemos e devemos entrar. Afinal a auto-crítica e a auto-avaliação sempre nos fazem bem.

Onde se torna difícil é ser-se construtivo na crítica. Custa-nos tanto mudar mesmo quando necessário.

quarta-feira, outubro 20, 2004

Sangue, suor, e lágrimas

Domínio de mim próprio deve ser mesmo um fruto do espírito. Como referi noutro poste, isto tem menos a ver com o que EU posso controlar e mais a ver com o que o Espírito pode controlar. Isto não quer dizer que sou uma espécie de fantoche ou "marionette"... oco por dentro e controlado através das mãos d'outro ou dirigido à distância por fios espirituais. As duas analogias batem muito perto da ideia popular de submissão e partimos do princípio de que ela é, ao fim ao cabo, passiva. Jesus é o nosso exemplo de sumbissão mas basta ler o relato em Lucas da oração no jardim para perceber que submissão é tudo menos passiva. Auto-domínio levou Jesus à beira de desobediência e exigiu um esforço extraordinário. Deus não obrigou Jesus a ir à cruz. Antes, Jesus escolheu alinhar-se com o plano (aqui torna-se difícil:100% humano e 100% divino???). Logo, meu auto-domínio depende da submissão... colaboração activa com a direcção do Espírito que vive em mim.

terça-feira, outubro 19, 2004

brandura, modéstia, mansidão...

Fiz uma mistura na reflexão sobre "delicadeza". Eu automaticamente parti do princípio de que era mansidão. Seria porque as várias traduções colocam os frutos por ordem diferente? Isto leva-me a ponderar a afirmação de islam que as nossas escritutras são corruptas... "são apenas traduções e têm tantas variações enquanto o Alcorão só tem validade no árabe original. Mas a verdade é sempre a verdade e confio na capacidade do Senhor tratar da transmissão da Sua Palavra apesar do erro humano. E agora, se pudesse convencer os muçulmanos... talvez uma guerra santa? Se não através da razão, então "à ponta da espada", não era?

Não. Deus não insiste assim. É manso. A Sua brandura consiste em deixar-nos errar e viver com as consequências porque se não, não estaríamos livres para O escolher. Se conseguir convencer uma pessoa, ou por apologética intelectual ou à ponta da espada... alguém pode convencê-la depois. Custe que custar, não posso "forçar" a minha vontade na vida mesmo quando tenha TODA razão.

segunda-feira, outubro 18, 2004

a fidelidade

A fidelidade define-se como uma relação única (como no matrimónio) em que não há espaço para outro parceiro. Isto é diferente do que eu pensava. Julgava que a integridade era a mesma coisa. Mas eu posso ser uma pessoa íntegra sem ter o único compromisso para com outras pessoas. Não posso ser fiel sem existir uma relação. Isto aplicado à minha relação com Deus destaca o problema de idolotria. E cena complica-se ainda mais... Deus é capaz de ser fiel, mas eu não. Só pela graça de Deus e o "conforto" do Seu espírito é que me posso tornar fiel e cultivar a fidelidade. Há tanta coisa que me possa distrair e desviar... medo, influência, materialismo, consumismo, dúvidas... estas coisas são os ídolos do nosso tempo e os que os louvam nunca poderão herdar o reino de Deus (e não sou eu que vos digo).

sexta-feira, outubro 15, 2004

A delicadeza...

É interessante esta interpretação de mansidão na versão O Livro. Acho que os interpretos acertaram. MAS Jesus, por vezes, até ofendia as pessoas e a nossa definição clássica de mansidão realmente não serve face a isto. Pois a mansidão não admite ofenso intencional... julgo que Jesus tenha tido essa mesma intenção, mas para o bem dos ouvintes, quando chama às pessoas uma geração de víboras. Ofender com raiva até Jesus fez quando limpou o templo mas a bíblia afirma que Jesus é o nosso exemplo de mansidão ou seja, a delicadeza no trato com os outros. Paulo ensina os Efésios que é importante dizer a verdade em amor. Isto porque, como diz aos Tessalonicenses, amar a verdade nos leva a salvação. Se for isso, então aprendemos com Timóteo que o objectivo é "manejar" correctamente a verdade, ou seja, dizer a verdade da forma mais apropriada para que ela possa influênciar os ouvintes. Eu sei, por experiência própria, que preciso de ouvir a verdade nem política nem delicadamente para ela poder penetrar a minha cabeça e o meu coração. A delicadeza não reside nas palavras bonitas, mas sim no coração que guarda o melhor interesse para meu amigo.

quarta-feira, outubro 13, 2004

A bondade

Confesso não ter muito para dizer aqui. Reconheço a falta de bondade na minha vida. No fundo acho que meu problema é egoísmo. Conheço bem a regra dourada... mas muitas vezes acabo por fazer o bem aos outros para que mo façam a mim. Isto prejudica a minha bondade porque ao fim ao cabo, esta prática torna a "bondade" numa moeda de troca.

Creio que a verdadeira bondade vai mais no sentido de fazer o bem aos outros sem existir a hipótese de ser recompensado, sem sequer os outros darem conta de mim, sem a mínima possibilidade de sentir satisfação (por ter feito uma coisa bonita). Fazer o bem só porque seja a coisa certa... isso é bondade... e fica longe de mim. Que Deus me ajude.

terça-feira, outubro 12, 2004

Paciência

Ontem tive que dar atenção à paz interior que é Deus que vive em mim... talvez fosse mais prudente praticar a paciência...

Ouvi dizer uma vez que a paciência é a consequência de submissão. Tenho que acrescentar dois aspectos...

1) A paciência resulta só da submissão a Deus... submissão às circunstâncias nos leva a resignação e desespero.
2) Logo, a paciência baseia-se na esperança que Deus está no controle mesmo que não me pareça.

A paciência então não é a passiva resignação às circunstâncias más, mas antes a "pro-activa" submissão a quem me possa auxiliar. Deus está próximo, é só necessário dar uma meia volta.

segunda-feira, outubro 11, 2004

Paz na prática?

Isto era para ontem, mas evidentamente o blogger estava a antecipar o tema de hoje...
Duas vias de 6c+, uma de 6c, três de 6b+ e uma de 6a...

Não correu assim
tão bem o dia. Só consegui fazer duas das vias "limpas" mas espero ter
transmitido a paz de Deus no meio da situação frustrante. Espero só n'Ele.

sexta-feira, outubro 08, 2004

A Paz

Na minha óptica, a paz não é um mero conceito, nem um estado de ser, nem uma atitude interior. A Paz verdadeira é uma pessoa. Conhecer Deus é literalmente conhecer Paz. Não há maneira de manipular circunstâncias para que haja paz. Só podemos decidir viver segundo ela (Ele).

Enquanto insistirmos em considerar paz objectivamente, não a acharemos. Mas se nos sujeitar a ela (Ele)...

_______
outra coisa completamente é esta ideia interessante

quinta-feira, outubro 07, 2004

Mas que alegria...

Canta-se a letra:

A alegria está no coração (de quem?)
De quem já conheça Jesus!

Ao contrário do amor, a alegria não é uma atitude, mas antes um estado de ser que só nos traz o relacionamento íntimo e pessoal com Deus (cujo Espírito nos acompanha então). Isto não é apenas estar contente nem feliz. Até posso estar triste (por causa do mal que existe no mundo) e ainda ser uma pessoa alegre... quando se sabe que Deus está no controle, posso me alegrar em toda circunstância.

quarta-feira, outubro 06, 2004

O amor...

Na continuação do poste da sexta passada... A lista dos frutos do espírito começa com "Amor." Será que fica no início da lista por ter alguma importância maior? O apóstolo Paulo até nos diz que é o mais importante. Meu prof. de teologia dizia que era uma das duas características mais importantes de Deus (... Deus é "Santo-Amor") Diz-se do púlpito e nas nossas tentativas à evangelização: Jesus morreu por amor. E tanta gente lá no mundo também está a "morrer por amor". Por que razão é que o amor tem tanta importância?

Creio que seja importante afirmar que amor não é um sentimento mas antes uma decisão, uma atitude qe escolhemos. No nosso interior, sabemos isto, mas preferimos a sensação caloroso e agradável que se associa com amor... e ela não chega. O que queremos todos, mas nunca o queremos admitíamos, é o amor que mesmo nos dias maus continua a apostar em nós, que opta por continuar face às nossas falhas, que nos acolhe mesmo quando não o merecemos... desejamos o amor que está pronto para morrer por nós... mas preferimos o amor barato porque não nos custa nada. É por isso que preciso do espírito dentro de mim.

segunda-feira, outubro 04, 2004

conversas bacanas

Tive várias conversas sobre Deus hoje. A parte curiosa é que eu não abri o assunto. Os amigos levantavam os tópicos numa saída para escalada. O Espírito está-se a mexer. Espero que continue a mexer com eles. Para além das conversas era um dia espectacular de escalada... estou estafado.

sexta-feira, outubro 01, 2004

Contra estas coisas não há lei.

Corro o risco der ser piroso... como diz uma personagem do bloguesfera (referido por outro amigo) e falo do que é ser pai (já que não posso ser mãe). Esta bloguista decidiu (suponho eu) ser mãe e agora ralha contra uma atitude de "ser-se mãe faz-me melhor que os outros que me rodeiam". Não posso comentar em relação aos que me rodeiam... não me compete a mim, mas definitivamente eu sou uma pessoa melhor por causa da experiência.

Estive a ler a lista dos chamados "frutos do espírito" e reconheço um avanço (mesmo que seja pouco) em cada área... o amor, a alegria (gozo), a paz, a paciência, a delicadeza para com outros, a bondade, a fidelidade, a brandura, o domínio de mim próprio... Repito, que não me considero melhor que outros nestas coisas. Sou uma pessoa melhor do que eu era... isto chama-se "crescer" e não acho mal assumir a verdade que Deus me tem transformado através deste coisa de ser pai.

Bolas! Isto é mesmo piroso!