sexta-feira, novembro 26, 2004

O que se aprende no jardim de infância...

Conselho da filha mais nova para a mana que se queixa de uma colega:

Ó sissy (sic), só tens que dizer à ela: O que queres que eu faça a ti? Então faz isto a mim!

A caminho da escola esta manhã a filha mais nova profera estas palavras sábias:
Sempre que andares em Algés,
É melhor olhares p'ros pés!

E mais, com muita sinceridade:
Pai eu vejo sempre onde eu ponho os pés!


Ainda bem. Pois as "prendas caninas" abundam. A teodicéia de "Shit Happens," nos informa que é sempre melhor ver bem os pés onde quer que andemos.

quarta-feira, novembro 24, 2004

Obrigado

Como amanhã é o Dia de Acções de Graças, ia escrever sobre a tribo Wampanoag que, em 1621, foi honrada pelos refugiados religiosos de uma pequena colónia na costa leste do continente norte americano. Pelos vistos, os colonistas sobreviveram graças à ajuda deste povo (que anos mais tarde foram massacrados por outros europeus). Tal era a gratidão dos peregrinos, a festa durou três dias.

Ia tentar justificar um dia (só) de dar graças ao Senhor... tipo um "gilgal" ou melhor, "channukah" cristão...

Mas comecei a pensar neste ano passado e vejo a semelhança que existe entre mim e os tais peregrinos. Estou contente por ter sobrevivido. Estou grato principalmente ao Senhor mas também quero dizer um grande obrigado aos amigos por terem feito parte da providência d'Ele. Obrigado por vossa obediência à Verdade. Obrigado pelo apoio e por tudo que me ensinaram. Obrigado por terem feito boa companhia. Dou graças a Deus por vós.

terça-feira, novembro 23, 2004

Mais um ano

Estamos aqui em Portugal há oito anos (e um mês... deixei passar a própria data), as nossas filhas nasceram e cresceram aqui, vivo no mesmo apartamento aqui mais tempo do que em qualquer outro lugar na minha vida adulta. Os que me pagam o salário entitulam-me «missionário» e as pessoas com que trabalho mas que não me conhecem bem chamam-me «pastor» (que, no meu primeiro ano aqui, certo agente policial não entendeu mas isto é outra história). Os amigos tratam-me pelo nome que os meus pais me deram.

Isto tudo para responder à pergunta clássica que um amigo fez ontem: «Prefers viver aqui ou nos EUA?» A minha resposta de sempre «Prefiro viver onde Deus quer que eu viva.» realmente não dá resposta alguma, mas não tenho outra. Gosto de viver em Portugal, gosto do povo português etc. mas gostava de ter o resto da família mais perto. Pronto, não se pode ter tudo, pois não? Acho que estou a começar a perceber o que disse o apóstolo Paulo: Viver ou morrer por Cristo... é-me igual.

sexta-feira, novembro 19, 2004

Mais uma aventura...

Não vou escrever sobre a experiência no hospital público que tivemos na quarta passada. Apesar de tudo, a minha mulher está bem e a descansar em casa. Só me resta perguntar:

Tendo nós já apresentado o boletim de gravidez, os registos, as fotos da ecografia, e ainda depois de ter falado com a nossa obstetra, que tipo de médico pergunta se a gravidez era planeada... e pior, implicar que tínhamos provocado o aborto...?

terça-feira, novembro 16, 2004

tristeza

Normalmente nao escrevo pormenores tao pessoais, mas como escrevo da alemanha (evidenciada pela falta de pontuacao), permito-me este luxo. A minha mulher telefonou-me esta manha com a noticia de ter perdido o nosso bebe que era para nascer em junho de 2005. Orem por ela. Orem por nos. Obrigado

sexta-feira, novembro 12, 2004

Hoje, deixo o outro trabalhar...

... porque fez tão bem. O Midrash está muito bom hoje. Será isto ser-se "pacificador?" Identifico-me muito com o tal amigo... especialmente quando tenho razão (eh eh).

quinta-feira, novembro 11, 2004

Da Bíblia Manuscrita

Ontem e hoje no grande relvado da Cidade Universitária está uma tenda que se destina às pessoas que querem "escrever" (isto ouvido da parte de uma participante em Coimbra) a bíblia. De facto, trata-se de copiar versículos da bíblia para folhas brancas. As folhas vão ser encadernadas etc. etc.

Uma crítica do projecto coloca a questão: «E se oa muçulmanos querem fazer a mesma coisa com o Alcorão?» Eu digo «Força!» Aliás, acho isso pouco provável. O Alcorão considera-se válido apenas no árabo original(os cristãos confiam na capacidade de Deus a conservar a Sua Palavra em qualquer língua) e os copista teriam que ser apenas estudosos da religião.

Seja como for o resultado final do projecto, acho bem. Pelo menos pessoas que têm pouca referência relativamente ao texto vivo, podem viver uns minutos em contacto com ele. Que Deus lhes abençoe.

terça-feira, novembro 09, 2004

Dos nomes e títulos

Fui sempre ensinado que nos tempos de antiguidade (ler: em tempos bíblicos), atribuia-se grande importância ao próprio nome de uma pessoa e ainda mais ao nome de um deus. Até os judeus nem se atreviam escrever o nome próprio do Senhor e usavam uma espécie de sigla. Isto foi levado ao ponto de nem pronunciar esta "sigla." Actualmente um dos nomes utilizados para referir ao Deus Criador é Jeová, um nome derivado da sígla. Será que tem poder? Pessoalmente, não acho muito poder em meu nome, porém sempre que as pessoas o digam, eu respondo... Claro que não sou obrigado a responder e até encorajo-me nisso, porque assim entendo que é uma reacção natural. E ainda, creio que o Senhor tenha a mesma reacção. Talvez seja por isso que é proscrito evocar o Seu nome sem motivo.

Isto tudo por ter encontrado uma discussão lúdica num fórum sobre a escalada. Um participante quer limitar o título "escalador" a uma determinada modalidade do desporto. A minha opinião é «esqueça do título e escala.» A mesma aplica-se à minha fé, ou seja, esqueça do título (cristão) e viva!

segunda-feira, novembro 08, 2004

missão cumprida...

Conseguir realizar um objectivo na vida tem um problema... o que fazer depois? Consegui acabar um projecto que tenho há tempos. Agora estou com outro... vai dar menos trabalho, mas vai-me saber tão bem também conseguí-lo

sexta-feira, novembro 05, 2004

a vida tem piada...

Acabei por não ter oportunidade de beber o chocolate quente... a filha mais pequnina acordou com vómitos. Passámos a noite num cíclo de deitar, levantar, vomitar... Ainda acho que é bom ser pai mas quem me dera poder dormir mais um bocado. Deus faz-me lembrar o que sofreu para eu poder ter uma vida com Ele. Francamente, não me posso queixar.

quinta-feira, novembro 04, 2004

a vida é bela

As contas estão em dia, as meninas aconchegadas em cama, estou um pouco constipado (apesar do anitibiótico que estou a tomar por outro motivo... deve ser uma virose)... a vida não é nada mal. Vou fazer uma caneca de chocolate quente e ficar à sós com Aquele que me providenciou esta vida.

quarta-feira, novembro 03, 2004

Mais Pensamentos Soltos

Meu sogro tem 99, 100, 90 e 70% impedimento vascular. Isto quer dizer que ele está a descansar (ainda bem) numa cama hospitalar e ainda... que sou pai soltiero pois a mãe foi acompanhá-lo.

Eclessiástes... à Eclessia... O chamado (lit: chamado para fora ou para um propósito)... aos chamados... O pregador (Qoheleth) ensina que é tudo insignificant menos conhecer e servir o Senhor. Acho esta mensagem muito encorajadora... e não triste como se diz na introdução da versão "O Livro". Pois, no final das contas... escusa-se eu estar a inventar!

E com tristeza que dou conta da ausência da Mãe da Maria... Até compreendo a sua (des)motivação, mas encorajo-me nas palavras da minha filha mais velha:

«Pai, olha! Está a chover! As flores e as árvores devem estar muito contentes!»