segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Uma pergunta...

... a qual raramente respondo que "sim:"

«Estás a dormir?»

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Um falhado?

Era uma vez um homem que transportava água do rio para a suacasa em dois baldes. Um dos baldes tinha um furo e deitava sempre pingos de água ao longo do caminho para a casa. O homem levava sempre este balde furado com a mesma mão. Um dia o tal balde, desiludido com a sua incapacidade de transportar a água toda para a casa, desabafou com o homem e perguntou porque não lhe arranjava o furo. O homem respondeu com uma pergunta: Sabes por que razão é que te levo sempre pelo mesmo lado? O balde, confuso, disse que não fazia a mínima ideia. O homem então apontou para o trilho que vagueava entre o rio e a casa. Olhando, o balde reparou numa linha de flores que bordava o "seu" lado do caminho. O homem explicou: Se não tivesses um furo, aqueles flores nunca teriam brotado.

Pois é... uma estória pirosa. Mas não peço desculpas nem pela história nem pelos pingos que vou deixando cair.

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

só p'ra provocar...

Se o poder corrompe e poder absoluto corrompe absolutamente, que tal a omnipotência de Deus?

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Mais pensamentos soltos...

Cogito, logo existo- René Descarte

Crianças aprendem mais com o que tu és do que com o que ensinas. - W.E.B. Dubois

Se é por pensar que existo, então é pela fé que vivo.

Não quero apenas "existir." Quero viver, e fazê-lo com a consciência de que a minha vida influencia a existência dos outros... pelo bem ou pelo mal.

Se por pensar existo, então quero pensar muito bem.

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Antecedência? Para o quê?

Tenho reparado em duas coisas:

1) Temos o mau hábito de só falar com Deus quando em crise... e quando isto não resulta, falamos mal d'Ele dizendo ; ; ou qualquer coisa parecida.

2) No desporto meu desempenho/rendimento físico depende muito menos das coisas que como ou bebo no próprio dia e do que no treino e uma boa alimentação nos dias anteriores (também ajuda ter tido uma noite de descanço, mas não se pode ter tudo).

Aproveito agora para afirmar que existe uma aplicação prática e espiritual.

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

com ou sem pontuação?

Ouvi na rádio hoje:

...430.000 portugueses correm o risco de um accidente vascular nos próximos dez anos. Paulo Portas mantem-se confiante...

Por vezes tem-se de inventar as tuas próprias notícias, mas apenas estou a citar as que se transmitiram. Que se lixe o contexto!

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Uma observação

Na minha experiência*, a Rocha não falha, mas sim o meu "grip" (força para agarrar).

* estudosos mais informados e conservadores do que eu dizem que a experiência não é normativa. Mas pergunto eu: Como é que aprendemos a não ser através de uma experiência ou outra? Pressão osmótica?

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Dúvidas 2

Escolher a seguir Cristo por causa das dúvidas que existem no mundo é viver com medo (e não me refiro ao temer do Senhor).

Viver por Cristo apesar das dúvidas que tenho chama-se fé.

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Duvidar não é pecado.

A dúvida é um problema quando me impedir a viver a verdade. Isto já se tornou em ditado para mim, mas mesmo assim, nem sempre vivo segundo ele. Caí na escalada ontem por razão de ficar com dúvidas em relação à uma presa. Duvidei, hesitei demais, cansei-me e cai. Depois, experimentei a presa e dei o passo de forma tão fluida que admirei. O impedimento não era físico nem técnico... era apenas uma dúvida. Se tentasse, mesmo com a dúvida, o pior resultado era... eh... era cair, que fiz na mesma.

Hoje em dia é pouco popular dizer mal das crenças dos outros (é uma falta de respeito, tolerância etc.), mas tenho que assumir o facto de ter dúvidas sérias em relação a várias crenças populares do cristianismo. Mas não vou deixar estas dúvidas impedir o meu relacionamento com Deus. Isto seria tão estupido como cair porque não confio numa presa. As dúvidas não têm interesse a não ser que no processo de as tirar, eu possa aprender qualquer coisa. Não me convem ficar com uma dúvida só por gostar dela ou por ser "popular" mantê-la como se fosse um animal de estimação. A dúvida serve apenas como chamada de atenção, mas não me posso deixar guiar por ela.

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Só falta...

1: Não sei bem expressar este último motivo. Tem a ver com o conceito "gestalt" em que o total é mais que o resultado bruto do adicionar os valores das partes.

Portugal é complexo e único. Se pensar em deixar Portugal, tenho uma grande sensação de desilusão. Há nove anos e uns meses atrás tive a mesma sensação quando considerámos uma propósta no País de Gales... o trabalho era válido e o sítio bom, mas não era nosso trabalho... logo a nossa opção era Portugal. Assim tínhamos a certeza em relação à nossa decisão. Agora aquela antiga sensação voltou mas para dizer que ainda não acabou o "tempo" nesta horta lusitana.

Não sei o que nos traz o futuro. Mas confio que Deus sabe e isto chega (pelo menos neste momento...)

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

2

Estar no lugar certo na hora certa vale tudo. Poucas são as vezes que conseguimos o tal através de nossos recursos próprios. Antes pelo contrário. A frase: é bom conselho. Isto não quer dizer que não tenho liberdade nem creatividade mas significa que a expressão e prática destas tem um lugar e um tempo certo. Deus nos trouxe para Portugal viver e trabalhar, portanto:

2: Estamos no sítio certo na altura indicada por Deus e isto faz com que seja a situação ideal.

Só por isso, não tenho garantias relativamente à permanência em sítio qualquer... mesmo nesta terra, mas para já, gosto imenso de Portugal.

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

4 e 3

4: "Surf n Turf" Quer dizer, a proximidade do oceano aos montes. Como biologo por formação, aprecio muito a diversidade ecológica de Portugal. Diz-se que Mas creio que isto não seja completamente a verdade. O meio ambiente merece mais atenção e muito mais cuidado. Pois, vale muito mais que os outros recursos naturais tais como petróleo ou ouro.

3: Lisboa. Sem querer prejudicar nem pedir desculpas aos "Tripeiros" (ou outros), como vivo aqui na capital há oito anos, tenho uma grande afinidade para com os "Alfacinhas" e a sua cidade cosmopolitana.

terça-feira, fevereiro 08, 2005

hilariante!

Uma interrupção...

O carnaval incomoda-me. Não são as fantasias e as marchas. Até gosto das actividades para as crianças. É o conceito atrás da celebração. Isto não é novidade, especialmente para o meio evangélico. Mas mesmo assim sinto-me obrigado a levantar a suspeita à uma prática que bate na tecla de salvação através das óbras... ou seja:

O ser humano é mesmo esquisito. Só mais estranho é que Deus acha que vallha a pena nos salvar.

O meu contributo à situação oximora: Bom Carnaval e Boa Quaresma

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

6 e 5 (não gastronómicos)

6: Os amigos. Segundo a minha experiência, os amigos são mesmo amigos (Claro que não tenho que lidar com políticos** etc.). Por vezes nos custa a abrir o coração e a mente para nos tornar em amigos, mas o investimento vale muito a pena.

5: O clima. O clima bastante agradável reflecte bem o seu povo... ou será ao invês?

**"Side comment:" - Uma amiga minha, faz-me lembrar que há motivos para não gostar de portugal... surgem à mente as campanhas políticas actuais. Isto talvez fosse motivo para mudar de "residência" se não tivesse a mesma cena lá na minha terra. Mas estou cada vez mais inclinado a acreditar na ideia de que a Endemol está a patrocinar esta cena toda. Melhor a telenovela portuguesa do que o melodrama americana.

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

8 e 7

8: O café... Não peço desculpas ao "Starbucks". Para mim, um momento espiritual custa apenas €0.50 e leva a presença de um amigo.

7: Bacalhau...

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Top 10

Quando falo do ano que vamos passar no EUA (a minha terra natal) a pergunta mais comum é: vais voltar, não vais? Eu digo apenas . Digo isto por razão de não saber o que nos trará mais um ano. O plano é voltar e continuar a viver em Portugal... mas nunca se sabe.

Por isso, comecei a pensar nos Top 10 motivos para ficar em Portugal:

10: Eu gosto de desportos radicais. Aqui em Portugal, atravessar a rua é um destes! (obrigado Tiago Branco)

9: Já que aprendi a falar minimamente a língua, não quero perdê-lo. (obrigado a todos que me têm aturado e corrigido os erros tão gentil e amigavelmente. Quanto aos outros... eu é que sei perdoar.)

... e mais dois amanhã!

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Tenho uma família radical?

Eu não sei se isto significa qualquer coisa, mas eu pratico escalada, a minha esposa é sócia num ginásio e faz exercísio três ou quatro dias da semana, a minha filha mias velha quer comprar patins em linha (com o seu próprio dinheiro) e a filha mais nova joga à bola com os meninos do bairro. Não me interessa qual é o eventual significado. Ter esta família é bom.