sexta-feira, abril 29, 2005

Isso não se faz.

Eu não percebo. Em três viaturas differentes que já tivemos avarias de peças que não costumam a partir-se. Quer dizer: partiram-se. Logicamente, se uma peça "nunca se parte," então não existem uma peças suplentes quando acontece o impossível (segundo o fabricante). Graças aos alemães, existem peças "reconstruidas". É de supor que sejam recontruidas a partir de peças... eh... partidas? Todavia, a nossa viatura já anda novamente.

Será que nós,os humanos, somos assim? Não há suplente para ti nem para mim. Deus faz mas é uma re-construção da vida avariada pelo Pecado e pelos pecados... Aposto que o criador do mundo tenha na sua conta o suficiente para arranjar um modelo mais recente. Então por que razão é que Ele fica comigo? Dá para pensar no Seu carácter nê?

quinta-feira, abril 28, 2005

Falta de fé

No meio evangélico, a falta de fé considera-se mau sinal. Mas no caso dos blogues, até me dá jeito faltar a fé. Este blogue passou a utilizar o "comentar" do blogger por motivos de falta de serviço do "Comment This". Embora goste mais do outro sistema, falta-me a fé de que vão ter o serviço a funcionar de novo assim tão rápido.

Destaca-se então uma diferença entre a vida mundana, e a vida sagrada.

Volto a escrever um salmo, mas esta vez uma mensagem não da minha criação:

Salmo 118:8 informa-nos que é sempre melhor confiar no Senhor do que no homem (ou neste caso as obras e promessas do homem). É preciso saber mais?

quarta-feira, abril 27, 2005

Um Salmo meu

Sempre disseram que haveria dias assim. O carro teve que ir óficina com dois problemas sérios; O servidor dos comentários foi abaixo; não estou contente com o trabalho realizado no fim de semana passado; e poderia continuar a resmungar com uma litania assim. Tantas são as queixas possíveis.

Mas não vou. Que se lixe o carro, vou dos transportes! Ninguém comenta na mesma, portanto que se lixe os comentários. Eu cumpri a minha parte do trabalho e creio que o tenha feito bem, portanto, que se lixe a falta de participação. Para além disto, resmungar (tal como a preocupação) não adianta nada.

Que seja louvado o meu criador que está sempre comigo. Que seja louvado o seu espírito que me conforta e me orienta. Que seja louvado O que me salvou e ainda me salva de mim próprio. Obrigado por me guardares do mal. Ensina-me a andar pelos caminhos Teus.

terça-feira, abril 26, 2005

Discutível

É o valor da ovelha e da moeda perdida. No caso da ovelha, as duas opções são: 1% e 99%. A moeda é 10% ou tudo (pois a peça fica incompleta sem ela). Mesmo assim, a mensagem é a mesma... Deus sempre deixa tudo para vir atrás de nós quando perdidos. Muito diferente é o caso do filho que foge de propósito com o mealheiro.

sexta-feira, abril 22, 2005

As coisas não mudam...

Vou passar o fim de semana no AB de H2O de Madeiros... outra vez. Trabalho... outra vez... no feriado. Tenho que dizer "não"... outra vez... aos amigos (por sinal, não crentes) relativamente a um convite para passar um dia com eles. Será que o trabalho evangélico está a dar cabo à evangelização?

quinta-feira, abril 21, 2005

Quanto à ressurreição de Jesus...

Para quem não acredite: (Se há quem faça parte desta categoria a ler isto)

Por que razão é que não?

a) Acho impossível
b) Acho improvável
c) Acho irrelevante
d) outra

(faça comentário!)

terça-feira, abril 19, 2005

Por que é que...

...sempre que se fala de liderança e responsabilidade toda a gente tem desculpas para não se comprometer?

segunda-feira, abril 18, 2005

O que é que tu fazes?

Não gosto desta pergunta. Não porque tenha vergniha do que eu faço, nem porque as pessoas fiquem com olhos vidrados ao ouvir a resposta. É que é uma pergunta tão banal. Pelo menos a minha resposta aponta par Deus.

sexta-feira, abril 15, 2005

Uma crise existencial...

...vem de ler do mesmo profeta: (Jeremias 4:6,7 e 29:12,13)

Fujam já e não se demorem! Porque Eu o Senhor, trago-vos uma grande destruição desde o Norte (nada a ver como o futebol, meus!). Um leão (mas parece, ñé?) um destuidor de nações está a correr do seu covil e dirige-se para a vossa terra.


e depois:

... não me esqueci dos planos fiz a vosso respeito, planos de bem e não de mal (mas que alívio!), para vos dar um futuro e uma esperança. (É só chamar)


Só me resta descobrir em que época é que estou a viver. Acho que já sei. (por isso não há crise)

quinta-feira, abril 14, 2005

Como te sentes?

É por vezes a pergunta mais irritante de sempre. Assumidadmente eu faço-a também, mas apenas quando é óbvio que a pessoa só precisa de uma deixa. No geral, expresso-me bem. Não gosto é de ser pressionado a chegar à uma conclusão, sobretudo, precipitadamente. Especialmente quando se trata dos meus sentimentos. Talvez por isso nunca cheguei a ser o artista que a minha professora quis que me tornasse. Não consigo desenhar à pressa, pois a arte é uma expressão emocional. Ou isso ou apenas gosto de contrariar.

quarta-feira, abril 13, 2005

Que trabalheira!

A nossa filha mais nova queixa-se do trabalho no infantário: "Ó pai, não quero ir à escola porque é tão difícil pintar."

terça-feira, abril 12, 2005

Estou a pensar

em mudar isto para um fotoblog. Assim, seria obrigado a ver o mundo à minha volta de maneira diferente. Mas como uma imagem vale mil palavras, ia contra o limite de texto que já estabeleci para o blogue. Então talvez não.

segunda-feira, abril 11, 2005

When the cat´s away, the mice will play!

Um amigo explica que não sabe muito do pai desde que o mesmo "mandou" a mãe tirar férias em Palma de Maiorca há uma semana. Isto no seguimento de saber que a minha cara metade está "fora" e que eu sou pai soltiero (por enquanto). Mas a minha experiência não tem nada a ver... este noite acordo ao som do toque da minha querida (se fosse outro, não atendia) no telemóvel: "Ó querido, explica-me como funciona o projector, é que a gente quer ver um filme." respondo: "????eh???? que horas são?" Ela: "É uma... ups. Desculpa, não lembrei da hora. Estavas a dormir? Mas diz-lá como aquilo funciona."...

Para mim, quanto mais longe, pior. Ainda bem que ela esteja só no Algarve!

sexta-feira, abril 08, 2005

Catana ou Machado?

O apóstolo Paulo exorta o jovem pastor Timóteo manejar bem a Palavra da verdade.* A linguagem original implica a utilização de uma catana para desbravar o caminho. Infelizemente, há gente que prefer administrar uma machatada na cabeça para abrir caminho à verdade.

*2 Timóteo 2:15

quinta-feira, abril 07, 2005

Pensando melhor...

Re-leio o poste de ontem e reconheço a possibilidade de provocar confusão e até ofenso. Acho bem. Considerei ou uma revisão do poste original ou um segundo poste explanatório. Mas pensando outra vez, não faço nada.

Em outras notícias... A população de Mónaco tem poucas dúvidas de ter falecido o Príncipe Ranier antes do J.P. II mas por simpatía e boa graça, a declaração oficial da sua morte é "à posteriori" à do Papa. Que graça, até há uma lista de espera para os ricos poderem morrer. Isto pode vir a explicar muita coisa em relação aos camelos, os ricos e o fundo da agulha!

quarta-feira, abril 06, 2005

Orar pelo Papa?

Há gente que ainda está a rezar pelo Papa. É um acto ridículo até para os católicos que acreditem que é importante orar pelos mortos etc. Pois o homem era O Papa afinal e se segurou bem o seu cargo não adianta nada rezar porque já está lá no céu. Caso contrário, também não adianta nada... terá que suportar o castigo tal como os outros nê?

Prefiro eu interceder pelos vivos para que se possam reconciliar com Deus antes de morrer. Pelo sim pelo não, acho melhor pois Deus é deus dos vivos.

terça-feira, abril 05, 2005

O dia de ontem

Acordo um pouco cedo. Pois, vai levar um tempozinho apanhar o ritmo neste primeiro dia pós férias. Tomamos pequeno almoço (o que era, já não me lembro) e saio da casa com a meninas faltando dez minutos para às nove. As filhas bem entregues na escola, sigo para o encontro marcado para às 9h30m ao pé do MacDonald's em Algés. Aparecem mais dois dos três esperados. Infelizemente, o terceiro era o condutor... não conseguindo o contacto telefónico com ele, seguimos ao caminho. Encontramo-nos com os outros com a conta final sendo: quatro portugueses, três americanos, dois búlgaros, e um espanhol. Tive por várias vezes a oportunidade de falar em Deus como criador, salvador e senhor do mundo (muito apropriado dada a assembleia transcultural). A costa de Guia é um sítio espectacular para se ver a mão d'Ele. O balanço do dia engloba chegar atrasado a uma festa de aniversário da filha de amigos e só chegar a casa hoje (0h01m). Hoje, as meninas vão para cama mais cedo, claro.

sexta-feira, abril 01, 2005

Algumas coisas nunca se mudam.

Passei o dia em Água de Madeiros a observar a assembleia da CBP. De certeza há coisas que nunca hão de se mudar...

Bons amigos e boa conversa lá "fora"

As discussões sobre coisas estupidas lá "dentro"

O Café do Sr. Fernando acompanhado por "Sim Senhor!"

Queres adivinhar qual é que gostava de ver mudar?