terça-feira, maio 31, 2005

"Entrevista de Saida"

Hoje tenho uma entrevista... é uma coisa habitual que nós fazemos quando um membro da equipa vai fazer o tal trabalho nos EUA. Chama-se "Exit Interview". Considera-se importante, mas a experiência diz que vai ser uma seca. Não porque o etrevistor seja mau, mas sim, porque vai se passar um ano antes de estarmos a trabalhr novamente aqui em Portugal. É muito difícil dizer como é que vai ser o trabalho etc.

Que Deus nos inspire!

segunda-feira, maio 30, 2005

Vingança é de quem?

A mentalidade da violência sempre me confundiu. Não é que não tenha espírito de vingança dentro de mim, pois isto é muito forte (infelizmente). É que acho sempre melhor reagir de forma mais inteligente. A humilhação pública do inimigo sabe-me melhor do que vê-lo a sangrar em "particular." E ainda há quem se regozije pela derrota do inimigo às mãos de um outro. Especialmente quando "o outro" é uma espécie de David contra o inimigo Golías. Desta maneira não tem culpa mas, sim, vive-se uma grande vitória vicária.

Mas não era disto que falava o apóstolo Paulo quando nos encorajava a fazer o bem aos nossos inimigos. Dizia: «Assim estarás a pôr brasas na sua cabeça.» Nós respondemos: «Pois é! Vamos a isto.» Mas a ideia é mais no sentido de oferecer ao inimigo brasas para a sua lareira.

É assim a vingança do Senhor. Uma benção paga o mal que nós fizemos.

sexta-feira, maio 27, 2005

Fazer ponte... para o quê? (não tenho cabeça para isto)

Se este blogue pretendesse acumular leitores, não faria muito sentido escrever hoje, pois toda gente está a fazer ponte. Porém escrevo porque é um exercício que me faz bem. O problema é que a cabeça foi fazer ponte também e não tenho grandes pensamentos nas pontas dos dedos (pelo menos é esta a minha desculpa).

É importante ter a cabeça presente e a funcionar. É preciso ter o líder no seu lugar... O resto do organismo nem anda sem a cabeça. Como é, então, que o corpo de Cristo por vezes tenta funcionar sem Ele?

Dizes que eu exagero? Lê a bíblia. Vê com que grande frequência do povo Israel tentou fazer isto... Diz lá que hoje em dia somos "melhores" e digo-te isto: Das duas ou uma, ou és mentiroso ou estás muito, mas muito, enganado. De qualquer forma, serves assim como exemplo vivo do que eu falo.

quarta-feira, maio 25, 2005

Esclarecimento...

Dois postes anteriores, fiz referência a uma estatística que ouvi na Antena 1... e ainda, potencialmente mandei uma boca que prejudicava pessoas da fé judaica. Não foi essa a minha intenção. Antes, pelo contrário. A minha fé engloba e até abraça as raizes judaicas. Isto faz parte da minha identidade (se não da minha étnica.)

A minha intenção mas era apontar para o ridículo, mas será assim tão ridículo? Quer dizer, a tal religião dos Jedi começou "há muito tempo numa galáxia longínqua." Se conseguem acreditar nisso, então há muito mais gente que pode acreditar Na Verdade, não interesse que seja de uma religião antiga. Isto só aponta para o facto do desespero das pessoas na procura de fé e esperança... então irmãos, peçamos ao Senhor para obreiros, os campos são mesmo brancos.

terça-feira, maio 24, 2005

O fim de semana,

sem intenção de mandar boca nem piada (na verdade... talvez eu goze um pouco), foi glorioso. Passámo-lo no Algarve e descansei. Agora, volto ao trabalho.

sexta-feira, maio 20, 2005

Consta-se

que em Brighton, Inglaterra, há mais gente da "fé" Jedi (370,000) do que judeus... (250,000)

E as pessoas chamam os cristãos intrujáveis!

quinta-feira, maio 19, 2005

LOL-BTW

Acho que estamos a perder a arte de conversação. Falamos em frases truncadas, abreviações e risonhos. No MSN (ou outro serviço), falamos com várias pessoas ao mesmo tempo fingindo que estamos a dar toda atenção a cada uma. Muitas vezes deixamos a conversa ao meio por outras necessidades dizendo "tenho que ir" (ir à casa de banho... ou só para fazer qq coisa mais interessante). Fazemos de conta que exercemos responsabilidade mas estamos a fugir da reponsabiildade pelo relacionamento. Não sabemos estar um com o outro em silêncio, muito menos ter comunhão com Deus no tal sossego de "zero-média." Preferimos MULTI-média: com os leitores de MP3 ligados, os computadores a trabalhar, os TVs sintonizados, e outras coisas sempre a andar para nos distrair... para nos divertir. Dizemos "quanto mais, melhor!" e ainda "aumenta o volume". Enquanto Deus sussura...

e não ouvimos nada.

IMHO, claro.

quarta-feira, maio 18, 2005

Hoje, fazemos 14 anos


Bem, as meninas um pouco menos é claro.

terça-feira, maio 17, 2005

Começa a ansiedade...

Só me restam 5 segunda feiras antes de ir para os EUA passar o ano. Isto não me agrada. Sim, quero ver a família. Sim, quero conviver com as igrejas e as pessoas que nos sustentam. Só não quero estar fora durante um ano inteiro. Deve ser muito bom o que Deus tem planeado... pelo menos, espero bem que sim.

segunda-feira, maio 16, 2005

Não sou partidário...

... mas não resisto:

Um velhote jaz no seu leito de morte. O homem vira-se para o seu filho com esforço e faz um último pedido ao filho: Ó filho, vai ao estádio de Alavalade e inscreve-me como sócio lá. Depois, arranja-me uma camisola do leão. O filho, embora confuso, obedece e despacha-se para cumprir o desejo do pai.

Depois de um tempo, o filho volta e entrega o cartão de sócio e a camisola ao pai. O velhote veste a camisola e pega o cartão ao seu peito e suspira. Um sorriso espalha-se pelo rosto. O filho não se consegue calar mais e pergunta ao pai: Pai, eu não percebo, tu foste sempre o benfiquista mais fanático do mundo. Porque isto tudo?

O pai responde com ar de sábio, ainda com o sorriso: Ó filho, se é morrer por morrer, prefiro que morra um Sportinguista.

sexta-feira, maio 13, 2005

É curioso 3

É curioso como os que passam por aqui não escrevem comentários "negativos". Não é que esteja a queixar-me, mas em outros blogues, leio opiniões fortes e comentários a contrariar as tais opiniões. Das duas ou uma, só vistam aqui amigos com a mesma pespectiva, ou são todos muito bem educados para com um estrangeiro. Aliás, existe outra hipótese... as minhas opiniões são fracas afinal.

Seja como for, 'tá-se bem por mim. Nunca me armei em político nem intelectual.

quinta-feira, maio 12, 2005

Eu não vou.

Será que aqui que se fala disto? Creio que não, mas ao mesmo tempo acho que têm tudo a ver.

Tal como o Tsur, não vou... Não vou à marcha, e não vou criticar a quem participar. Não acho mal nem acho bem a marcha. Na minha óptica, era mas importante criticar as motivações e atitudes. Acho bastante ridícula a ideia de mostrar "o grande número" que somos quando, no país inteiro, representamos menos que 1% da população. No fundo, o reino de Deus no seu melhor nunca representou a maioria. E ainda... sinto-me até ofendido pela imagem de deixar "bombas" espalhadas pela cidade. Encontro na bíblia muitas imagems em relação à boa nova, mas nunca a de uma bomba. Acredito na batalha espiritual, mas a nossa guerra não é contra as pessoas que Deus quer alcançar com a sua mensagem de paz.

quarta-feira, maio 11, 2005

É curioso 2

esta vontade de escrever qualquer coisa. Nem tive tempo hoje para pensar nem meditar. Mas não vou estar em casa... Vou pensando. Talvez consiga melhor depois.

terça-feira, maio 10, 2005

«Por assim dizer»

Passei o dia de ontem com três amigos e nunca mencionei o nome de Deus sequer uma vez... quer dizer, não disse «Deus isto» nem «O Senhor aquilo» Algumas pessoas diriam que não estava a fazer evangelismo, mas uma boa leitura da carta de Tiago* e o livro de Ester explica bem a minha posição. Por vezes SER sal e luz quer dizer que falar é demais.

* especificamente: Tiago 1:22 (suplementado por Romanos 2:13)

sexta-feira, maio 06, 2005

O Reino dos Céus

Ontem vi o filme. Não faço aqui crítica do filme em si. Destaco apenas umas ideias (não são as frases exactas... a minha memória não é assim tão boa).

O que é Jerusalem?... Jerusalem não é nada. Jerusalem é tudo.


Prefiro viver com um homem em vez de o matar. É Por isso que ainda estais vivo. (ou coisa assim)

Um cristão antes da batalha: Vamos ganhar, Deus quer que seja!
Um muçulmano antes da batalha: Vamos ganhar, Deus quer que seja!

O arauto antes do ataque: Vamos matar-vos todos. Deus esteja convosco!

Os judeus não falam nada.

quinta-feira, maio 05, 2005

1:1-4

Vê então ó noiva de Cristo,
Teu vestido rasgado e menos que alvo.

Ouve, querida noiva, os convidados batem nos copos para beijares teu Noivo,
Mas tu olhas para os outros rapazes.

Sente também o cheiro do queimado,
Do incenso oferecido aos deuses de dinheiro e orgulho;
Mesmo que fizeste sem querer.

Experimenta antes o toque suave do prometido,
Prova o Seu amor e sê renovada ó noiva de Deus.

quarta-feira, maio 04, 2005

Já tive uma ideia.

"Tinha" era a melhor expressão. Já na cama algures entre desperto e adormecido, tive uma ideia. Na altura, parecia-me muito boa. Até ia meditar no assunto e fazer um poste. Já não me lembro sequer do que se tratava. Sou pior que Samuel Taylor Coleridge quando escreveu a poesia entitulado Kubla Khan. Pelo menos, o meu sono não foi induzido por mais do que cansaço, mas daí não tenho desculpa. Paciência. Se ainda estivesse viva, a minha avó diria «Se tem assim tanta importância, querido, há de "voltar!"»

terça-feira, maio 03, 2005

Isso não se faz 2...

Geralmente, não é hábito meu explicar uma foto num poste separado mas devido ao tema...

Na foto, há pelo menos duas infracções flagrantes. Noto também os blocos de cimento para "reservar" o parquimento do contentor.

O que me chama mais atenção é o entulho a transbordar. Faz-me pensar nas nossas vidas hoje em dia. Pouças! Deus quer que tenhamos vidas em abundância, com o cálice a transbordar... mas de entulho? Não acho que foi essa a ideia.

Proibido? Porque será?

segunda-feira, maio 02, 2005

infracção

Pois é, sou um rebelde. Intencionalmente cometo uma infracção em relação à política dos que me pagam o salário. Hoje é o meu dia de folga. O problema é que vou estar com uns amigos descrentes... e de certeza vou falar de Deus. Isto é evangelização, uma actividade considerada como uma das minhas funções...

Não consigo separar as coisas. A minha vida profissional e a minha pessoal não se podem dividir em compartamentos. Mas dou-me bem com isto.