quarta-feira, novembro 30, 2005

Não tenho, porque não peço...

De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que
guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam e não alcançam; matam e invejam, mas
não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não
têm, porque não pedem.
Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos
errados, para gastar em seus prazeres. Tiago 4:1-3

Tiago faz-nos lembrar que é essencial assumir a nossa identidade como o necessitado, o paralítico, o que foi assaltado. Pois o nosso socorro pode vir do menos "esperado". O homem que foi assaltado recebeu a sua ajuda do seu inimigo (Lucas 10:30-35), Elias recebeu sustento de uma viuva que estava prestes a morrer de fome. A verdade é que a economia de Deus não faz sentido a nós e os Seus recursos não têm nada a ver com o estado físico das coisas. Se posso viver conforme isso? Também vai levar o auxílio de Deus.

segunda-feira, novembro 28, 2005

A nova "Igreja"

Está tudo escuro e acordo ao movimento da minha mulher a levantar-se com o esforço de uma grávida de sete meses e meio... ela suspira profundamente e diz: "Vou eu à igreja." Dada a hora, não penso muito no assunto e parto do princípio que ela está apenas meia acordada. Ela trata das "necessidades", volta para cama e adormece.

Acordo de manhã e procedo à casa de banho. Levanto o assento como o bom marido que sou e reparo pela primeira vez na marca do fabricante da sanita... as letrinhas azuladas impregnadas na porcelana são: C-H-U-R-C-H.

sexta-feira, novembro 25, 2005

Graças...

Ontem celebrámos o dia de acções de graças. Li vários comentários nos jornais que discutiam a "validade" do mito deste dia. Os que estão contra o dia de "Thanksgiving" citam os abusos dos europeus em relação aos povos indígenos etc...

De facto, o final da guerra civil dos EUA deu origem a este dia de gratidão. O então presidente Lincoln iniciou a "celebração solena" com o intúito de ajudar o país a começar a sarar os múltiplos ferimentos... um sentimento bastante importante e relevante hoje em dia.

Simpatizo pouco com o mito, mas acho correcto celebrar e praticar a atitude de gratidão. Pois, apesar de tudo que tenho feito (por bem ou por mal) Deus ainda está a "trabalhar" comigo. Por isso estou grato.

quarta-feira, novembro 16, 2005

É só de mim?

Tenho observado que os únicos predadores ao homem são por ordem:

1) O diabo
2) O homem

segunda-feira, novembro 14, 2005

Rótulos?

Um poste irónico sobre rótulos provocou vários comentários. A ironia "deliciosa" é que alguns julgam o poste em si... concordando ou não com a autora... alinhando-se assim "a favor" ou "contra". Os contra julgam que é incorrecto "julgar" outros enquanto os "a favor" elogiam a ironia. É claro (para mim) que o poste original não pretendia criticar as pessoas, mas sim a acções e atitudes que nós temos. Um comentário salientou o versículo famoso que fala do cisco e da trave...

E eu? Não critico, mas também sei lá explicar o que eu acho... não é assim tão simples. Em princípio, não quero tratar as pessoas como se estivessem à venda numa montra. Para além dos rótulos serem uma forma banal e ordinária de escolher entre os amigos e inimigos, são muitas vezes enganadores. Por outro lado, saber se uma pessoa é benfiquista ou sportinguista etc., ajuda na conversa entre nós, não ajuda? Quer dizer, já sei como vai ser a conversa.

Enfim, o maior problema não é dos rótulos em si, mas antes, o meu sistema de valores.

sexta-feira, novembro 11, 2005

Atrevo-me ainda mais...


pôr em forma de preto no branco a minha impressão do homem que descrevi ontem.

quinta-feira, novembro 10, 2005

Arrisco-me...

...a gozar com um conterrano meu. Avistei hoje na caixa aberta de um "pick-up" um cartaz escrito a mão (e o efeito deve ter dado muito trabalho) a proclamar a opinião negativa do condutor em relação à administração Bush-Cheney. A maior crítica era do preço da gasolina e ainda acusava o governo de "roubo sem armas" ... a lista continuou, mas não dava para ler tudo aos 120 km/h. Achei irónico a ideia que todo mundo queixa-se (de um ponto de vista ou do outro) do preço de gasolina... ou pagamos demais ou os outros são os criminosos por razão de pagarem menos (que "nós," claro) mas estamos de acordo nisto: o governo tem toda culpa.

Admito que abusei o limite para ter uma espreitadela do ocupante da viatura... Resolveu-se qualquer dúvida. O homem deve ter nascido antes da invenção do automóvel e a sua idade dá-lhe razão... seja qual for a discussão!

terça-feira, novembro 08, 2005

Gostava...

Gostava de ser um Barnabé... uma pessoa encorajadora, mas nem sempre tenho algo positivo a dizer. Então podia ser como os grandes profetas. Porém, não me identifico com os profetas de outrora nem de estatutra nem de força da mensagem, (apesar de, por vezes, apenas ver o lado negro das coisas). Gostava de fazer parte de um novo capítulo do livro dos actos dos apóstolos mas não consigo passar o dia sem defamar "o reino" de uma forma ou outra.

Gostava de ser muita coisa. O problema não é que tenha poucas opções. Há muitas. E são todas opções viáveis. Sou mesmo contraditório. "Tu és a luz do mundo..." mas acho que tenho um curto circuito. "Tu és o sal da terra..." há dias em que não consigo sair do saleiro.

Conheço bem tanto o que devo fazer como as referências que me deviam incentivar... mesmo assim, fico no "Gostava de..." sem realmente chegar lá.

Gostava de ter um final feliz para este poste...

segunda-feira, novembro 07, 2005

tristeza

Recebi a notícia do falecimento de uma amiga. Não sei os detalhes, mas expresso assim minha solidaridade com a família de Marta Dias. Marta, já tenho saudades tuas, mas regozijo em tudo e tenho conforto e esperança no Senhor com quem já estás a viver.

sexta-feira, novembro 04, 2005

Rosa Parks 2

Nas várias homenagens a Rosa Parks, há sempre um fio condutor: Ela era uma pessoa "impecável". Meiga, respeitosa e amigável, ela vivia com as pessoas em paz (tudo quanto fosse possível da parte dela).

Diz-se que foi por isso que o seu acto "abalou o mundo". Se tivesse sido uma pessoa violenta que discutia sempre, talvez não tenha tido o mesmo impacto.

Isto tudo faz-me lembrar o que foi dito (escrito) aos Hebreus:

Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, mas
antes seja curado. Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem
santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem para que ninguém se
exclua da graça de Deus, nem alguma raiz de amargura brote e cause perturbação,
contaminando a muitos.