quarta-feira, novembro 29, 2006

Entre o saber e o fazer.

Entre as coisas que eu "sei" e as que me levam a agir existe um fosso... Só Cristo é que me facilita a passagem de um para o outro.

Obediência? 2

A obediência não é apenas "acatar." É também uma questão de confiança. Será que acredito mesmo que a vontade de Deus é melhor do que eu acho que é correcto? Se sim, então era mais fácil obedecer, não era?

terça-feira, novembro 28, 2006

Obediência?

Distinguir entre o toque suave do Espírito e o empurrão dos sentimentos não é assim tão difícil. Superar o hábito de me deixar guiar pelos sentimentos é o que me custa.

terça-feira, novembro 14, 2006

re-volto

Volto mais uma vez ao estudo de há mais que dois anos. Estou farto de teologia... o estudo de Deus como se fosse um objecto que eu pudesse controlar ou limitar para o efeito do estudo. O erro da mente moderna é partir do princípio de que podemos limitar os variáveis. Porém através do pensamento clínico, Martin Buber conseguiu apontar para uma verdade... saber coisas sobre Deus não adianta nada, mesmo que sejam verídicas. Conhecê-lO pessoalmente é menos comum. Pois arrisca- se uma transformação.

domingo, novembro 12, 2006

Está explicado

Estive em Alemanha esta semana. Gostei, mas estava frio, senti a falta da família, e não havia acesso à internet.

sexta-feira, novembro 03, 2006

A verdade libertar-te-á

mas para a conheceres , hás de estar disposto a acreditar nela.

quinta-feira, novembro 02, 2006

Adeus, amigo

Faleceu anteontem um montanista portuguese que tenho privilégio de chamar "amigo." Bruno Carvalho fazia parte do trio de portugueses que conquistara o cume de Shisha Pangma . Deu uma queda fatal na descida. Na semana antes da sua partida, tivemos uma conversa e desejei-lhe uma boa viagem. Claro que dissemos "adeus" no final do encontro. Mais triste ainda é que, o "adeus" talvez seja para sempre. Nas várias conversas que tivemos, Bruno não tinha um relacionamento com Deus como seu Senhor. Porém nem posso, nem vou passar a "julgar" nisto. Espero que no "Trono dos deuses" o Bruno tenha se encontrado com o seu criador como amigo e redentor. Adeus, Bruno. Adeus. Para a sua família, ofereço as minhas orações e a minha solidaridade.