terça-feira, janeiro 30, 2007

Estou tramado

A filha mais nova já anda... mas sem preocupação com a realidade de gravidade. Agora nós andamos atrás dela a tentar evitar uma visita ao hospital!

quinta-feira, janeiro 25, 2007

KISS

Keep It Simple, Stupid

É assim o lema do escalador. Numa situação de perigo ou grande dificuldade, é sempre melhor insistir na solução mais simples...

Com tanta gente a morrer sem conhecer o Senhor, por que é que andamos a complicar a situação?

terça-feira, janeiro 23, 2007

Ondas de mudança

Por vezes a gente cria ondas pelas mudanças que se vivem. Por outro lado, as ondas podem provocar mudanças da nossa parte. A segunda situação fez se sentir no domingo passado à tarde... No lusco-fusco do fim do dia a malta do costume aproveitava as últimas do dia para dar mais um tiro no projecto de escalada. Tendo admirado a força e beleza do mar ao longo do dia (e sendo necessário evitar as várias inundações) a gente estava atenta à actividade das águas mexidas mas não esperava o seguimento que se deu. Veio uma onda bater na rocha "ali" em baixo ("ali" sendo uns 20 metros de distância) e a água subiu até "lá" em cima (mais uns 12 e tais metros) para molhar a parede, o chão, as escadas, e a gente. Foi engraçado ver o pessoal desatar a correr para todo lado para efctuar a fuga à carga de água como se fossem ratos a sair de um naufrágio. E eu? Não fugi. Não pude... estava amarrado à corda a dar segurança a uma colega que ainda escalava. Ela saiu ilesa e era a única que saiu com roupa seca.

Não sei se há uma lição moral nisto, mas aceito sugestões. Para mim, foi uma tarde óptima e, de certa forma, Deus foi louvado. Grande é o Senhor e maravilhosas as Suas obras.

terça-feira, janeiro 16, 2007

Ofertas do melhor

Como é que a minha semana se preencha? Será que estou a colocar o meu melhor diante de Deus ou é mais na linha de apenas lidar com as coisas quando surgirem. Será que eu deixo "o urgente" exercer tirania em vez de fazer a triagem para deixar espaço para o Espírito agir na minha vida?

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Perigo Iminente

Não é de admirar que poucos são que se lembram das palestras que já dei. Umas quantasvão recordar "isto" ou "aquilo" que lhes ensinei e menos recordarão que fui eu a dar a lição. Isto não me preocupa, desde que a Palavra do senhor tenha marcado umas vidas pelo positivo.

Admiravel é que TODA gente que tenha feito "rapel" comigo lembra-se de uma frase... "a mão direita é o travão."

Se se conseguisse transmitir a essência do perigo imediato (tipo da actividade acima referida) relativamente ao Evangelho, seria possível que mais pessoas aceitavam o senhorio de Deus?

terça-feira, janeiro 02, 2007

Satisfeito


Passei uma parte do fim de semana em Tondela com jovens da Igreja Baptista de Viseu. Passámos duas tardes nas actividades radicais. Limitei-me a montar o sistema das cordas e dar segurança aos jovens que faziam "rappel" a partir da ponte do antigo caminho de ferro. Não fiz nada de especial, mas quando regressava para casa, reparei que tinha uma sensação de satisfação. Normalmente só experimento a tal sensação depois de um dia em grande de escalada com a "malta". É sempre bom ver os outros conseguir ultrapassar momentos difíceis com êxito, melhor ainda é ajudá-los a fazê-lo.