terça-feira, novembro 27, 2007

A figueira seca

Há pouco no trento um anónimo fez referência à questão da figueira seca para pôr em causa a bondade de Deus. Não respondi na altura tanto pela falta de interesse como pelo facto do tal comentário não ter nada a ver com o poste original em que se encontrou entre os comentários. Mas Deus tem as suas maneiras de obrigar o crente a ver e rever as coisas e o assunto tem surgido de tal maneira que não pude deixar de ruminar o assunto. Li os relatos nos evangelhos e alguns comentários já conhecidos. Por sinal, o de Dr. David Garland é muito pertinente. Curiosamente, achei num site sobre ateismo uma exegese que, para além de boa, era igual a do Dr. Garland.

Vale a pena consultar a conclusão de um ateu relativamente a este estória.

Muito resumidamente:

A fé é a base e apenas obedecer às regras não chega.
O sistema de sacrifícios não dá fruto e os padrões tradicionais já não dão.

Deixo a aplicação ao leitor.

segunda-feira, novembro 26, 2007

Um poste inesperado

Achei aqui um poste de um amigo que tem muito a ver com o debate que anda por ai. É interessante esta afirmação de que a verdade é acessível a quem qusier encontrá-la.

quinta-feira, novembro 22, 2007

Os tempos do fim...

Apresentou-se um programa da National Geographic na Dois ontem à noite. Era sobre a várias previsões entre cristão sobre os fim do mundo. A última frase do locutor era a única coisa que achei certo:

Quanto às variadas previsões da data do fim do mundo, só é
necessário acertar uma vez.

terça-feira, novembro 20, 2007

Uma promessa...


autor desconhecido

sexta-feira, novembro 16, 2007

quarta-feira, novembro 14, 2007

Estou farto

de ouvir e de ler discussões inúteis sobre coisas insignifcantes.

Fica o desbafo!

terça-feira, novembro 13, 2007

quinta-feira, novembro 08, 2007

Entre a Verdade e a Confiânça

Nas últimas duas semanas, tive a oportunidade de ouvir palestras de dois cientistas que se chamam de cristão. Um é criacionista, o outro não. Os dois acreditam fortemente na sua própria posição quer na interpretação literal de Génesis quer na interpretação figurativa ("hiperbolica"). Os dois são celebrados por vários crentes como uma espécie de arauto de Deus e defensor da fé. Os dois chegam ao ponto de proferir declarações inflamatórias e desnecessárias relativamente aos seus argumentos. Os dois defendem as suas posições como a Verdade baseada em evidência (pesquisa) científica. Isto tudo sublinha uma coisa...

Da mesma maneira, nós agora compreendemos imperfeitamente as coisas como se estivéssemos a ver um reflexo num espelho de má qualidade; mas um dia virá em que veremos de uma forma completa, face a face. Tudo quanto sei agora é parcial, mas depois verei tudo com clareza, como Deus conhece o interior do meu coração. (da primeira carta de Paulo aos Coríntios cap 13, v 12)

E ainda...

É melhor confiar no Senhor do que confiar nos homens. (Salmo 118, v 8)

terça-feira, novembro 06, 2007

Relevância

No seu wailing and gnashing of teeth, um amigo critica uma tendência entre alguns evangélicos a dar muita atenção à questão de relevância. Admito uma certa divergência da minha parte relativamente à sua abordagem tradicionalista. Contudo, reconheço a verdade por trás da sua crítica. É essencial que não façamos do evangelho uma coisa que ele não é. O evangelho é sempre relevante por si próprio e nada podemos acrescentar.

A minha crítica dirija-se à manutenção de padrões de comportamento e actividades religiosas que afastam as pessoas tanto da igreja como do evangelho. A relevância não é uma questão de "marketing" nem do "estilo" do culto. É uma questão de amor (Ap. 2:3-5). Quando amarmos a nossa maneira de estar na igreja (e no nosso dia a dia) ao ponto de afastar as pessoas de Deus, acabamos por perder o nosso primeiro amor e logo o direito de nos chamar de evangélicos. O amor para com Deus e a preocupação com o estado do mundo que padece do Pecado leva o crente a ser relevante no contexto da sua vida... Não é nada different do que nos diz Paulo:

"Estar no mundo mas não fazer parte dele." E "Ser tudo para todos para ganhar algumas almas."