sexta-feira, dezembro 14, 2007

É Natal?

À saida do Metro encontro-me num cenário festivo. O cheiro a fume de carvão e às castanhas a assar acompanha a gritaria das senhores a vender cascois, camisas de gola alta e não sei que mais tudo ao preço nominal de "cinco euros, minha rica!" enquanto os bonceos de Pai Natal dançam numa mesa improvisado a cantar qualquer coisa que não se entende bem por falta de baterias novas. Tudo para celebrar Natal. Só falta dirigir a celebração aO que merece a honra. Acertámos no aparato adequado mas falhámos o alvo.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Tomar banho

O espanto que o baptismo de Jesus provoca em mim deve-se ao facto de que não era preciso. Do ponto de vista dos observadores e mais importante, o primo João, Jesus era o menos indicado para precisar de uma "banhoca." Jesus afirma que "está certo" fazer a coisas segundo o plano de Deus e o Baptista acata. Qual o efeito? Nada mais do que o baptismo faz para nós... simboliza-se a nossa ou melhor, minha identificação com Deus e com o seu povo... com a Sua vontade. É dizer que estou disposto a ser mudado, a submeter-me a Ele.

Às vezes parece-me ser necessário ser eu baptizado de novo todos os dias... não consigo ficar limpinho.

sábado, dezembro 08, 2007

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Andar no nevoeiro

Nos últimos dias, temos experimentado um nevoeiro "espesso" no nosso bairro. Neste momento está-se a abrir, mas às vezes só se podia ver à distância de umas dezenas de metros. Curiosamente, as coisas vistas de perto assumiam uma nitidez invulgar em comparação ao que se via ao longe. Embora conseguisse ver muito bem de perto, se tivesse que andar no campo sem estradas nem placas que indicavam o caminho, não me sabia orientar. E quem sabia o que mais o nevoeiro ocultava? É por isso construimos faróis, não é?

Arrisco uma comparação entre a fé e a ciência. Certamente há coisas que percebemos muito bem pela proximidade que existe entre nós e o sujeito de nosso estudo. Mas para além de uma certa "distância" já não percebemos sequer que há qualquer coisa "acolá." Deus é o farol. Não faríamos a mínima ideia do perigo que corremos se não fosse Ele. A minha fé providencia uma visão para além do que posso ver e controlar.