quinta-feira, maio 29, 2008

Esdras e Neemias

Na minha çeitura diária da Bíblia, acabo de ler os dois livros acima referidos. É sempre curiosa a minha identificação com os judeus retornados. Prometem fazer tudo que disser o Senhor e assim que saia o líder para tratar dos a fazeres, desviam-se e cometem asneiras. É verdade... somos mesmo ovelhas sem pastor quando perdemos o nosso primeiro amor.

terça-feira, maio 27, 2008

Perspectiva

Neemias falou com uns colegas seus e lhe disseram:

Bom, as coisas não vão bem...


Neemis: Ouvindo isto, sentei-me e chorei. Recusei comer durante vários dias e passei muito tempo orando ao Deus dos céus.

Não sabemos como seria a sua atitude se já estivesse em Jerusalem.

sexta-feira, maio 23, 2008

Explicar a anedota

Sempre me foi dito que explicar uma anedota não tinha piada . É como dissecar uma rã na aula de biologia... ninguém gosta de o fazer e a rã morre na mesma.

Outro dia, estávamos a almoçar com a avó adoptiva das nossas meninas e a filha mais velha começou a contar uma anedota. Começõu bem sem muitas gargalhadas que interferissem com a comunicação.

Ela pergunta: "Quantos passos são necessários para meter..." e foi interompida:

"O que dissestes?" "Quantos pássaros?"

Não avó, passos... passos.

Passos, hein? (a abanar a cabeça) Para o quê? (um gesto da mão) Pronto, passos então. Quantos passos para o quê?

(já com garagalhadas ) OK, Quantos "passos" são necessários para meter um elefante num frigorífico?

Para fazer o quê? Por que é que eu faria isso?

ai ai! Vó-vó! É só uma anedota.

Já às gargalhadas a sério, a menina tenta continuar mas agora confunda os pormenores. A dona Luísa quer por intençaõ quer por surdez alimenta a confusão completa.

Nunca chegaram a completar a anedota, mas teve piada para todos. Até a pequenina com dois anitos partiu-se a rir sem perceber minimanmente a conversa.

Afinal, a "viagem" é que mais valeu... e não houve rãs mortas (mas segundo a anedota, os elefantes ficaram constipados).

Deve haver uma moral nisto tudo mas hesito em desvendá-la!

sexta-feira, maio 16, 2008

Acabou

Não tenho escrito e pesa-me estar a escrever hoje, mas é importante transmitir a seguinte mensagem: A nossa caminhada em Portugal com a "Junta de Richmond" acabou. Partimos para os EUA no próximo dia 14 de Julho para passar uns seis meses no trabalho de mobilização para missões e ao mesmo tempo procurar a vontade de Deus para o próximo passo.

Como sabem, a Junta não só mudou do nome, mas também a estratégia... várias vezes. Tenho tido várias funções de trabalho mas agora chegámos ao ponto em que não estou a funcionar dentro dos dons que Deus me deu.

Do lado positivo, as possibilidades para o futuro são várias mas resumam-se a quatro áreas:

1) Arranjar emprego em Portgual e ser "fazedores de tendas."
2) Voltar a Portgual através de uma outra agência de missões que nos permita trabalhar segundo os nossos dons.
3) Continuar com a International Board mas com outras funções noutro sítio.
4) Trabalhar nos EUA num ministério que Deus mostrar-nos-á.

Seja como for o futuro, o blogue não acabou e continuarei a assombrar a casa mesmo que apenas virtualmente. Também continuo no Trento.

Bem! Eu sei que não será possível vos ver todos e despedir-me como deve ser, mas não quero sair à francesa. Portanto, beijocas e fortes abraços a todos.

quarta-feira, maio 07, 2008

Quem tem olhos para ver...

Solomão considera-se o homem mais astuto e sábio na bíblia, mas este rei trouxe a desgraça à sua casa porque não fixou os olhos no Senhor. É tão fácil deixar-me desviar com um só olhar. E grande é o desvio. Tal era o mal que se instalou que apenas no tempo dos últimos reis (Josias) é foram derrubados os altares e templos que Solomão levantou aos ídolos.

Deus, concede-me sabedoria e ajuda-me a viver segundo ela.

sexta-feira, maio 02, 2008

Prato do Dia

Deus, reconheço a minha necessidade de ser abastecido cada dia.

Então Pai, quero uma alma refrescada acompanhada por uma mente renovada e um bocadinho de força da horta para poder continuar a ser o Teu servo hoje. Para beber, quero água viva, natural (uma garrafa pequna dá, pois não é preciso muito). E a sobremesa... deixa pensar... era uma salada de frutos do Espírito. Também quero um café no fim, se faz favor.