Uma pergunta...
... a qual raramente respondo que "sim:"
«Estás a dormir?»
Pensamentos soltos do Scott
... a qual raramente respondo que "sim:"
«Estás a dormir?»
Posted by Scott at 9:17 da manhã 0 comments
Era uma vez um homem que transportava água do rio para a suacasa em dois baldes. Um dos baldes tinha um furo e deitava sempre pingos de água ao longo do caminho para a casa. O homem levava sempre este balde furado com a mesma mão. Um dia o tal balde, desiludido com a sua incapacidade de transportar a água toda para a casa, desabafou com o homem e perguntou porque não lhe arranjava o furo. O homem respondeu com uma pergunta: Sabes por que razão é que te levo sempre pelo mesmo lado?
Pois é... uma estória pirosa. Mas não peço desculpas nem pela história nem pelos pingos que vou deixando cair.
Posted by Scott at 11:42 da manhã 0 comments
Se o poder corrompe e poder absoluto corrompe absolutamente, que tal a omnipotência de Deus?
Posted by Scott at 9:54 da manhã 0 comments
Crianças aprendem mais com o que tu és do que com o que ensinas. - W.E.B. Dubois
Se é por pensar que existo, então é pela fé que vivo.
Não quero apenas "existir." Quero viver, e fazê-lo com a consciência de que a minha vida influencia a existência dos outros... pelo bem ou pelo mal.
Se por pensar existo, então quero pensar muito bem.
Posted by Scott at 11:49 da manhã 0 comments
Tenho reparado em duas coisas:
1) Temos o mau hábito de só falar com Deus quando em crise... e quando isto não resulta, falamos mal d'Ele dizendo
2) No desporto meu desempenho/rendimento físico depende muito menos das coisas que como ou bebo no próprio dia e do que no treino e uma boa alimentação nos dias anteriores (também ajuda ter tido uma noite de descanço, mas não se pode ter tudo).
Aproveito agora para afirmar que existe uma aplicação prática e espiritual.
Posted by Scott at 9:34 da manhã 0 comments
Ouvi na rádio hoje:
...430.000 portugueses correm o risco de um accidente vascular nos próximos dez anos. Paulo Portas mantem-se confiante...
Por vezes tem-se de inventar as tuas próprias notícias, mas apenas estou a citar as que se transmitiram. Que se lixe o contexto!
Posted by Scott at 9:35 da manhã 0 comments
Na minha experiência*, a Rocha não falha, mas sim o meu "grip" (força para agarrar).
* estudosos mais informados e conservadores do que eu dizem que a experiência não é normativa. Mas pergunto eu: Como é que aprendemos a não ser através de uma experiência ou outra? Pressão osmótica?
Posted by Scott at 11:49 da manhã 0 comments
Escolher a seguir Cristo por causa das dúvidas que existem no mundo é viver com medo (e não me refiro ao temer do Senhor).
Viver por Cristo apesar das dúvidas que tenho chama-se fé.
Posted by Scott at 6:37 da tarde 0 comments
A dúvida é um problema quando me impedir a viver a verdade. Isto já se tornou em ditado para mim, mas mesmo assim, nem sempre vivo segundo ele. Caí na escalada ontem por razão de ficar com dúvidas em relação à uma presa. Duvidei, hesitei demais, cansei-me e cai. Depois, experimentei a presa e dei o passo de forma tão fluida que admirei. O impedimento não era físico nem técnico... era apenas uma dúvida. Se tentasse, mesmo com a dúvida, o pior resultado era... eh... era cair, que fiz na mesma.
Hoje em dia é pouco popular dizer mal das crenças dos outros (é uma falta de respeito, tolerância etc.), mas tenho que assumir o facto de ter dúvidas sérias em relação a várias crenças populares do cristianismo. Mas não vou deixar estas dúvidas impedir o meu relacionamento com Deus. Isto seria tão estupido como cair porque não confio numa presa. As dúvidas não têm interesse a não ser que no processo de as tirar, eu possa aprender qualquer coisa. Não me convem ficar com uma dúvida só por gostar dela ou por ser "popular" mantê-la como se fosse um animal de estimação. A dúvida serve apenas como chamada de atenção, mas não me posso deixar guiar por ela.
Posted by Scott at 10:01 da manhã 0 comments
1: Não sei bem expressar este último motivo. Tem a ver com o conceito "gestalt" em que o total é mais que o resultado bruto do adicionar os valores das partes.
Portugal é complexo e único. Se pensar em deixar Portugal, tenho uma grande sensação de desilusão. Há nove anos e uns meses atrás tive a mesma sensação quando considerámos uma propósta no País de Gales... o trabalho era válido e o sítio bom, mas não era nosso trabalho... logo a nossa opção era Portugal. Assim tínhamos a certeza em relação à nossa decisão. Agora aquela antiga sensação voltou mas para dizer que ainda não acabou o "tempo" nesta horta lusitana.
Não sei o que nos traz o futuro. Mas confio que Deus sabe e isto chega (pelo menos neste momento...)
Posted by Scott at 9:16 da manhã 0 comments
Estar no lugar certo na hora certa vale tudo. Poucas são as vezes que conseguimos o tal através de nossos recursos próprios. Antes pelo contrário. A frase:
2: Estamos no sítio certo na altura indicada por Deus e isto faz com que seja a situação ideal.
Só por isso, não tenho garantias relativamente à permanência em sítio qualquer... mesmo nesta terra, mas para já, gosto imenso de Portugal.
Posted by Scott at 9:39 da manhã 0 comments
4: "Surf n Turf" Quer dizer, a proximidade do oceano aos montes. Como biologo por formação, aprecio muito a diversidade ecológica de Portugal. Diz-se que
3: Lisboa. Sem querer prejudicar nem pedir desculpas aos "Tripeiros" (ou outros), como vivo aqui na capital há oito anos, tenho uma grande afinidade para com os "Alfacinhas" e a sua cidade cosmopolitana.
Posted by Scott at 10:42 da manhã 0 comments
O carnaval incomoda-me. Não são as fantasias e as marchas. Até gosto das actividades para as crianças. É o conceito atrás da celebração. Isto não é novidade, especialmente para o meio evangélico. Mas mesmo assim sinto-me obrigado a levantar a suspeita à uma prática que bate na tecla de salvação através das óbras... ou seja:
O ser humano é mesmo esquisito. Só mais estranho é que Deus acha que vallha a pena nos salvar.
O meu contributo à situação oximora: Bom Carnaval e Boa Quaresma
Posted by Scott at 10:02 da manhã 0 comments
6: Os amigos. Segundo a minha experiência, os amigos são mesmo amigos (Claro que não tenho que lidar com políticos** etc.). Por vezes nos custa a abrir o coração e a mente para nos tornar em amigos, mas o investimento vale muito a pena.
5: O clima. O clima bastante agradável reflecte bem o seu povo... ou será ao invês?
**"Side comment:" - Uma amiga minha, faz-me lembrar que há motivos para não gostar de portugal... surgem à mente as campanhas políticas actuais. Isto talvez fosse motivo para mudar de "residência" se não tivesse a mesma cena lá na minha terra. Mas estou cada vez mais inclinado a acreditar na ideia de que a Endemol está a patrocinar esta cena toda. Melhor a telenovela portuguesa do que o melodrama americana.
Posted by Scott at 11:29 da manhã 0 comments
8: O café... Não peço desculpas ao "Starbucks". Para mim, um momento espiritual custa apenas €0.50 e leva a presença de um amigo.
7: Bacalhau...
Posted by Scott at 10:08 da manhã 0 comments
Quando falo do ano que vamos passar no EUA (a minha terra natal) a pergunta mais comum é: vais voltar, não vais? Eu digo apenas
Por isso, comecei a pensar nos Top 10 motivos para ficar em Portugal:
10: Eu gosto de desportos radicais. Aqui em Portugal, atravessar a rua é um destes! (obrigado Tiago Branco)
9: Já que aprendi a falar minimamente a língua, não quero perdê-lo. (obrigado a todos que me têm aturado e corrigido os erros tão gentil e amigavelmente. Quanto aos outros... eu é que sei perdoar.)
... e mais dois amanhã!
Posted by Scott at 1:26 da tarde 0 comments
Eu não sei se isto significa qualquer coisa, mas eu pratico escalada, a minha esposa é sócia num ginásio e faz exercísio três ou quatro dias da semana, a minha filha mias velha quer comprar patins em linha (com o seu próprio dinheiro) e a filha mais nova joga à bola com os meninos do bairro. Não me interessa qual é o eventual significado. Ter esta família é bom.
Posted by Scott at 6:09 da tarde 0 comments