segunda-feira, agosto 01, 2005

Procura-se: experiência

Deus existe... provar ao contrário era apropriado para o paradigma da ciência. Pois, com uma hipótese que não se podia refutar a partir de uma experiência controlada, o cientista tinha que aceitá-la como princípio. Mas segundo os estudiosos, a era moderna ja acabou. Se Deus existe ou não, ja não se sujeita apenas às regras da ciência.

Hoje em dia a gente quer uma experiência mas de forma diferente. Querem experimentar Deus pessoalmente. Estão nas tintas pelas tradições que ja perderam o sentido. Não têm significado para as suas vidas e nós dizemos "pecadores!" Dizemos isso e temos razão, mas não precisam daquela mensagem. Precisam de experimentar Deus. E nós ficamos entalados nos bancos e nas tradições. Como é que o mundo vai ver a luz se ficarmos assim? Como é que a terra vai saborear o sal se nunca sairmos do saleiro?

1 comentário:

Nuno Barreto disse...

No que diz respeito às tuas duas perguntas, o Ross escreveu um artigo muito bom aqui. Ele diz: "The established church is standing in one room, shinning their light quite effectively; but they seem to have failed to notice that there are whole generations of people who don’t go into that room anymore. If you’re shinning a light in a bingo hall, you shouldn’t be surprised that the kids hanging out in clubs and bars aren’t seeing it."