segunda-feira, novembro 14, 2005

Rótulos?

Um poste irónico sobre rótulos provocou vários comentários. A ironia "deliciosa" é que alguns julgam o poste em si... concordando ou não com a autora... alinhando-se assim "a favor" ou "contra". Os contra julgam que é incorrecto "julgar" outros enquanto os "a favor" elogiam a ironia. É claro (para mim) que o poste original não pretendia criticar as pessoas, mas sim a acções e atitudes que nós temos. Um comentário salientou o versículo famoso que fala do cisco e da trave...

E eu? Não critico, mas também sei lá explicar o que eu acho... não é assim tão simples. Em princípio, não quero tratar as pessoas como se estivessem à venda numa montra. Para além dos rótulos serem uma forma banal e ordinária de escolher entre os amigos e inimigos, são muitas vezes enganadores. Por outro lado, saber se uma pessoa é benfiquista ou sportinguista etc., ajuda na conversa entre nós, não ajuda? Quer dizer, já sei como vai ser a conversa.

Enfim, o maior problema não é dos rótulos em si, mas antes, o meu sistema de valores.

Sem comentários: