sexta-feira, julho 09, 2004

Tradição e Convenção

Existe uma tradição ou até convenção (mesmo sendo polémica) em relação a esta via que se deve colocar a primeira protecção a partir do chão usando um pau que está convenientemente colocado ao pé do início. O motivo é claro: subir em segurança. O problema aqui é que é uma segurança falsa. É obrigatório parar, tirar a segurança e colocá-la correctamente na mesma... gastando mais energia e esforço. Não é o ideal subir até aí, mas é seguro. Porém, se não corregires o problema antes de passar àquele ponto, a própria corda pode abrir o fecho e cais pelo chão. Porque é que fazemos isso? Pela segurança? Não. Pela tradição ou convenção? Sim. Os meus colegas não me deixaram subir (mesmo que tenha feito anteriormente) sem a corda posta desta forma.

Agora... quantas tradições é que temos na igreja que nos impedem de avançar. Quants vezes dissemos "precisamos disto" ou "é mesmo necessário aquilo" e gastamos dinheiro e tempo a ralizar isto só para descobrir depois que Deus queria outra coisa. Ou pior, ficamos como fariseus cegos... presos pela nossa tradição sem sequer nos aperceber disto. Quantas pessoas é que temos afastadas do reino por colocarmos este fardo de tradição que já não faz sentido? E até... quantas pessoas espalharam-se pelo chão por andar numa segurança falsa baseada em tradição e não na Rocha Viva que é Jesus?

Estou a ser pouco específico porque quero provocar introspecção e não quero voltar a ler isto e sentir-me estúpido por ter criticado desnecessariamente. Mesmo assim, tenho a sensação de que estamos a perder o caminho (pode ser com duplo sentido) porque o nosso foco não está nEle mas na manutençaõ de um sistema caduco. Vou continuar esta reflexão. Convido interacção.

Sem comentários: