quinta-feira, janeiro 20, 2005

"Contas Claras"

No exterior lê se "Contas Claras" e, se entendo bem, o bloco esquerdo quer exercer uma certa autoridade sobre "as contas" do governo. Está bem, digo eu, mas o modelo comum é de uma autoridade com poder sobre os que estão a gerir as contas. Isto nunca jamais resulta simplesmente porque o poder corrompe. No fim, não temos contas claras porque ninguém quer expor a sua roupa suja (e com razão).

Reconheço que não tenho autoridade para criticar outros porque também faço asneiras e isto leva-me ao ponto de sentir solidaridade para com os amigos e até os "inimigos." Então só me resta o mandamento bíblico de me responsabilizar por encorajar outros a fazer o que está certo... e submeter-me à mesma da parte dos outros. Assim, a única autoridade é Deus. Nisto há esperança e as contas claras não me assustam.

Sem comentários: