quarta-feira, junho 02, 2004

Dia Mundial da Criança... Pois

AVISO: Estou mesmo chateado e por isso o poste de hoje é mais desabafo do que outra coisa. Desculpem la por eu ser-me pai hoje.


Talvez fosse melhor chamar isto um epitáfio... pois parece-me morto o dia da criança. Já estava com vontade de me queixar, mas o Qoheleth me ganhou nisto (dia 1 de Junho. ó Tomi, tens mesmo que arranjar pelo menos linques permanentes para os postes.)

O motivo MEU é que a minha menina mais velha ficou sozinha na sala das aulas durante a manhã toda. A sua escola do primeiro cíclo foi ver um filme M12. Não me venham dizer "isto é normal" nem outra coisa. O filme legalmente designa-se para crianças com o DOBRO da idade da metade da assistência de ontem (não tentem fazer a matemática daquilo). A minha filha quando soube qual era o filme disse à professora que tinha medo e não o queria ver. A resposta? «Tapa os olhos.» Quando pela segunda vez, disse que tinha muito medo, a professora mandou-a com uma assistente para a escola. Encontrei-a a desenhar no quadro quando fui buscá-la na hora do almoço. Graças a Deus (e não só uma expressão), tinha planeado levá-la para almoçar fora. Se não, ela teria ficado sozinha mais uma hora. É um mundo triste que castiga a menina por não gostar de uma "surpresa".

A explicação que me foi dada é a seguinte:
1) As crianças precisam de ter experiências novas para aprender a lidar com cenas mais difíceis na vida.
2) O corpo docente vigia o grupo
3) Existe sempre a possibilidade de falar com a professora depois do filme sobre um assunto qualquer.

A minha crítica mantem-se:
1) Uma criança com 6 anos precisa lá de viver experiências designadas para um adolescente. Uma criança não tem o mesmo desenvolvimento psico-social adequada para lidar com certos temas e situações que uma criança de 12 anos.
2) São quatro professores com mais de 100 alunos. Elas próprias já se queixaram das dificuldades disciplinárias por causa do número de alunos em excesso nesta escola. Como é que esperam "vigiar" cada criança num cinema escuro???
3) Minha filha tentou expressar a sua preocupação/dúvidas por duas vezes e foi mandada para fora sem acompanhamento. Será que ela aprendeu mais do que "não te queixarás" ou "expressão pessoal contra a vontade geral será ignorada" ou até "não vale a pena defender a tua posição".
4) Eu não fui informado como encarregado de educação desta actividade que eventualmente prejudicava a educando.
5) Quando ela desistiu da actividade não fui contactado mesmo que a ficha dela indique a presença de um dos pais em casa ou sempre contactável nest tipo de situação.

Eu não ficava assim tão triste se tivessem dito apenas «Queríamos oferecer uma surpresa aos meninos, e nos enganámos.» Ou simplesmente, «Desculpe.» O que me chateia é que tentaram justificar o erro.

Se é assim o dia mundial da criança... ainda bem que não sou uma (mesmo que pareça ser neste poste)

Que nós todos possamos ter e viver a atitude da minha filha...
«Não faz mal, Pai... eu sabia que vinhas.»

Sem comentários: