quarta-feira, junho 09, 2004

Sempre à procura da segurança.



Caim e Abel apresentaram as suas ofertas a Deus. Deus gostou do borrego (?), mas não dos legumes. Alguns estudiosos querem definir exactamente o que estava em falta qualquer coisa na oferta de Caim. Isso não sei. Para mim, basta dixer que não lhe "apetecia" a Deus a oferta de Caim . Não sabemos com certeza por que é que não foi aceite. Porêm, observo que Deus FOI TER PESSOALMENTE com Caim para esclarecer a situação. Disse-lhe Deus: «Se te portares bem, ficas contente, se não, ficas aborrecido. Então!? Por que estás zangado?» Dada a oportunidade de mudar o seu comportamentoe aprender com a situação (na presença imediata de Deus!), Caim optou pela auto-determinação. Eu compreendo. Gosto de estar no controle. Gosto de saber que estou seguro. Na foto, estou à procura de uma peça de segurança. Tinha só de me elevar um pouquinho mais para agarrar numa presa espantosamente segura (e assim acabar a via), mas optei pela segurança "certa" e conhecida. Resultado: passei uns momentos extras a colocar a segurança e cheguei ao "top" muito mais cansado. Teve o seu efeito durante a próxima subida e daí para fora.

Por vezes passamos mais tempo à procura da nossa própria segurança do que viver na segurança que já temos... de graça.

Sem comentários: