terça-feira, novembro 09, 2004

Dos nomes e títulos

Fui sempre ensinado que nos tempos de antiguidade (ler: em tempos bíblicos), atribuia-se grande importância ao próprio nome de uma pessoa e ainda mais ao nome de um deus. Até os judeus nem se atreviam escrever o nome próprio do Senhor e usavam uma espécie de sigla. Isto foi levado ao ponto de nem pronunciar esta "sigla." Actualmente um dos nomes utilizados para referir ao Deus Criador é Jeová, um nome derivado da sígla. Será que tem poder? Pessoalmente, não acho muito poder em meu nome, porém sempre que as pessoas o digam, eu respondo... Claro que não sou obrigado a responder e até encorajo-me nisso, porque assim entendo que é uma reacção natural. E ainda, creio que o Senhor tenha a mesma reacção. Talvez seja por isso que é proscrito evocar o Seu nome sem motivo.

Isto tudo por ter encontrado uma discussão lúdica num fórum sobre a escalada. Um participante quer limitar o título "escalador" a uma determinada modalidade do desporto. A minha opinião é «esqueça do título e escala.» A mesma aplica-se à minha fé, ou seja, esqueça do título (cristão) e viva!

Sem comentários: