quarta-feira, março 03, 2004

Jesus* disse a um grupo de ouvintes que era bom procurar fazer o que está certo porque estas pessoas seriam mais que satisfeitas.

De facto a imagem empregue é da fome e da sede. A analogia é interessante porque sabemos bem lidar com estes "problemas"... comer e beber. Implicita é a ideia de termos mais do que o suficiente para satisfazer a nossa fome e sede. Mais tarde Jesus disse a uma mulher que Ele próprio era a àgua viva... e aos seus amigos mais chegados que era o pão da vida. Isto tudo faz-me pensar...

Procuramos paz no médio oriente através de negociação. Procuramos dar de comer aos esfomeados através de concertos. Procuramos curar as doenças horríveis através da ciência. Procuramos desculpar as nossas falhas humanas através de bodes expiatorios. As coisas continuam na mesma... Será que estamos à procura das coisas erradas?

*Acho que é razoável partir do princípio de que Jesus viveu... e daí é provável que tenha dito qualquer coisa assim... O record histórico, em geral, não está em causa, mas sim a veracidade do que Jesus (e mais tarde os que o seguiam) dizia em relação a si próprio. Portanto faço esta referência ao "autor".


Sem comentários: