segunda-feira, março 01, 2004

Para o quê todo o debate sobre o filme de Mel Gibson? Que eu percebi, os dois pontos em caso são em relação à violência e anti-semitismo... duas coisas que existiam até antes da história que se relata no filme.

A violência. Não é por isso que se chama "paixão"? Queixava-se antes dos filmes em que a morte por crucifixão é vista como uma morte suave e rápida. Como nem assiti ao filme nem a uma crucifixão, tenho que deixar o assunto por aí.

Anti-semitismo. Se o filme vai exacerbar este sentimento social que tem muito mais que 2000 anos... não sei. Só posso concordar com o Qoheleth
que, no fundo, não foram os judeus nem os romanos que mataram Jesus. Fui eu e a minha desobediência a Deus... os judeus que seguiam Cristo reconheceram isto e até fazem-nos lembrar que era a vontade de Deus que o Messías morresse assim. (Actos 4:28). Predestinação??? Não vou por aí. Só quero dizer, que deitar as culpas numa sociedade ou outra é como dizer Adão tem culpa pelo que eu faço na minha vida.

Ora bolas. Talvez seja melhor não pôr isto no espaço público. Estou a escrever demais.

Sem comentários: