sexta-feira, outubro 15, 2004

A delicadeza...

É interessante esta interpretação de mansidão na versão O Livro. Acho que os interpretos acertaram. MAS Jesus, por vezes, até ofendia as pessoas e a nossa definição clássica de mansidão realmente não serve face a isto. Pois a mansidão não admite ofenso intencional... julgo que Jesus tenha tido essa mesma intenção, mas para o bem dos ouvintes, quando chama às pessoas uma geração de víboras. Ofender com raiva até Jesus fez quando limpou o templo mas a bíblia afirma que Jesus é o nosso exemplo de mansidão ou seja, a delicadeza no trato com os outros. Paulo ensina os Efésios que é importante dizer a verdade em amor. Isto porque, como diz aos Tessalonicenses, amar a verdade nos leva a salvação. Se for isso, então aprendemos com Timóteo que o objectivo é "manejar" correctamente a verdade, ou seja, dizer a verdade da forma mais apropriada para que ela possa influênciar os ouvintes. Eu sei, por experiência própria, que preciso de ouvir a verdade nem política nem delicadamente para ela poder penetrar a minha cabeça e o meu coração. A delicadeza não reside nas palavras bonitas, mas sim no coração que guarda o melhor interesse para meu amigo.

Sem comentários: