quarta-feira, abril 14, 2004

Finalmente hoje tenho a possibilidade de me sentar frente ao computador antes de meio dia! Não sou pessoa que goste muito de rotina, é que acho mais piada em reflectir logo de manhã. Pois então a reflexão é menos reacção aos outros blogues e mais o que eu penso... apesar disto, reflito mas hoje no fascínio que várias pessoas têm com a figura de Judas na história de Páscoa.

Pessoalmente estou da opinião de que Judas deixou-se enganar. (No Midrash há um excelente discussão disto) Ou seja, no ocular de Judas, Jesus veio para estabelecer um reino político na terra. A fé que Judas colocava em Jesus como Messías era tal que não esperava os resultados da "entrega". Um comentário afirma não estar escrito na bíblia o facto de Judas ter TRAÍDO Jesus e para sua leitura recomendo: Mateus 26.47; Marcos 14.44; Lucas 22.48; João 18.2. De facto, segundo TODOS os evangelhos Judas traíu seu mestre, talvez fosse com boas intenções, mas as tais não desculpam a traição. Digo mais, não percebo o esforço de tantos protestantes na tentativa de desculpar Judas, pois não há reza nem ablução que sirva para esse efeito. Judas decidiu levar a cabo o cumprimento do trabalho do Messías que estava a demorar muito... enfim... Deus precisava de um pouco de ajuda.

Não vejo desculpas para Judas, mas não posso ser muito crítico, pois também traí o meu amigo... meu rabino... meu salvador... meu Deus! Há mais do que um pouco da traição em mim e sou pior que Judas porque continuo a praticá-la apesar de ter disponível um conhecimento do carácter do reino de Deus pós-Páscoa. Para a minha traição não há desculpas, apenas perdão.

Sem comentários: